Gaudium news > Anistia Internacional denuncia envio de armas dos EUA para Israel

Anistia Internacional denuncia envio de armas dos EUA para Israel

Londres (Quinta, 02-04-2009, Gaudium Press) A Anistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira a chegada a Israel de uma carga de armas procedente dos Estados Unidos. Cerca de 300 contêineres chegaram ao porto israelense de Ashod por meio de um navio alemão, que partiu dos EUA em 20 de dezembro.

Em seu comunicado de denúncia, a AI lembra que o navio zarpou apenas uma semana antes do início dos ataques israelenses contra a faixa de Gaza.

A AI pediu ao presidente americano, Barack Obama, que intervenha para acabar com esses envios de material bélico.

“De uma perspectiva tanto legal quanto moral, o governo de Obama deveria ter paralisado esse envio de armas, devido a provas de que equipamento deste tipo foi usado em crimes de guerra”, disse o coordenador internacional da AI para o controle de armas, Brian Wood.

O Pentágono confirmou à AI que o navio alemão atracou em 22de março no citado porto israelense, mas informou que a carga transportada era munição destinada a um armazém americano na região.

Os EUA foram o maior fornecedor de armas a Israel entre 2004 e 2008. Conforme o comunicado da AI, Obama não tem a intenção de reduzir a ajuda financeira à Israel.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas