Gaudium news > A Orquestra Sinfônica de Astúrias apresenta noite de música hispânica ao Santo Padre

A Orquestra Sinfônica de Astúrias apresenta noite de música hispânica ao Santo Padre

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-11-2011, Gaudium Press) Uma alegre noite de música espanhola, com alusões austríacas e russas foi vivenciada pelo Papa no último sábado, 26. O pontífice assistiu a um concerto na Sala Paulo VI oferecido pelo Governo do Principado de Astúrias.

Um “‘pedaço’ da Espanha”, como o Santo Padre chamou o concerto, foi a realização de um grande sonho do diretor chileno da “Orquestra Sinfônica do Principado de Astúrias”, Maximiano Valdés. “Me perguntaram qual teria sido o meu desejo, e sem pensar eu disse: um concerto no Vaticano. Um sonho desde quando estudava em Roma, no conservatório de Santa Cecília e ia ouvir os concertos na Sala Paulo VI”, conta.

O programa de peças festivas, dançantes e românticas, diretamente ligadas à música espanhola, não contou com nenhuma peça de música religiosa e foi escolhido pelo próprio Papa Bento XVI, de uma lista de quatro programas diferentes, com duração de uma hora, proposta pelo Maestro Valdés.

No final do concerto, o Papa observou que as peças exibidas “têm uma característica de fundo: a capacidade de comunicar musicalmente sentimentos, emoções, aliás, diria quase o tecido cotidiano da vida que transmitem a alegria de viver, o clima de festa.

O pontífice afirmou também que a linguagem da música é universal e “nos permite superar todas as barreiras e entrar no mundo do outro, de uma nação, de uma cultura direcionando a mente e o coração para o Outro com o ‘O’ maiúsculo, elevando-nos, isto é, ao mundo de Deus”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas