Dia de Santa Catarina terá missa presidida pelo novo arcebispo de Florianópolis
Santa Catarina é honrada com os títulos de virgem e mártir |
Florianópolis (Sexta-Feira, 25-11-2011, Gaudium Press) Hoje, dia 25 de novembro, a Arquidiocese de Florianópolis celebra o Dia de Santa Catarina, padroeira do Estado de Santa Catarina e da arquidiocese de Florianópolis. Para festejar a importante data será celebrada missa solene na Catedral Metropolitana Nossa Senhora do Desterro e Santa Catarina de Alexandria, localizada no centro da capital catarinense.
A celebração eucarística deste ano terá um significado especial, pois contará com a presidência do novo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, recém empossado no último dia 15 de novembro. A missa, que terá uma liturgia própria de acolhida, acontecerá às 19h30 e será a primeira celebração de Dom Wilson na Catedral.
Santa Catarina é honrada com os títulos de virgem e mártir. Desde 1908, com a criação da Diocese de Florianópolis, que abrangia todo o Estado, ela era venerada como sua padroeira. Em função disso, em 1922, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, segundo bispo diocesano, solicitou que ela fosse oficialmente considerada a padroeira de Santa Catarina e co-padroeira da catedral, que tem como primeira padroeira Nossa Senhora do Desterro.
Catedral de Florianópolis foi edificada em 1773 |
História da Catedral de Florianópolis
A Catedral é considerada a “Igreja do Bispo” por ser onde fica a cátedra, cadeira usada quando o bispo preside cerimônias religiosas falando para todos os fiéis. A cátedra usada atualmente pertenceu ao primeiro bispo de Montevidéu, Dom Jacinto Vera, nascido em um navio quando passava por Florianópolis, em 1813.
O povoamento definitivo de Florianópolis teve início em 1673. Em 1679, Francisco Dias Velho requereu o título legal das terras, providenciando a construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Desterro. Era pequena e construída de pedra e cal. Dentro dela, o fundador de Desterro, hoje, Florianópolis, foi assassinado.
Uma provisão do Conselho Ultramarino, de 17 de julho de 1748, enviada ao governador brigadeiro José da silva Paes, dava licença para a construção de um edifício para servir de Igreja Matriz da paróquia. O novo templo foi iniciado em 1753 e concluído em 1773. Trabalhos posteriores alteraram o estilo original do edifício. No dia 19 de julho de 1908, quando da criação da diocese de Florianópolis, a Matriz de Nossa Senhora do Desterro foi elevada à condição de Sé Episcopal (Catedral).
Em 1922, ocorreu uma grande reforma na Catedral, quando teve as paredes laterais aumentadas, as torres alteradas e um alpendre neoclássico acrescentado na porta. Atualmente, a catedral passa por uma nova restauração, iniciada em 2005. (FB)
Deixe seu comentário