Gaudium news > Papa recebe o título de cidadão honorário de Natz-Schabs, na Itália

Papa recebe o título de cidadão honorário de Natz-Schabs, na Itália

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 09-11-2011, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 09, logo após a audiência geral, o Santo Padre foi agraciado com o título de cidadão honorário de Natz-Schabs, um pequeno município italiano na província autônoma de Bolzano, que faz parte da região do Tirol. O motivo do laureamento foi familiar, já que na região nasceram Maria Tauber e Maria Tauber-Peintner, respectivamente bisavó e avó maternas de Joseph Ratzinger.

Na cerimônia de homenagem esteve presente uma prima do pontífice de segundo grau, Anna Tauber Überbacher. Com 86 anos, ela é a última da sua família a nascer na propriedade Töll Hof em Raas/Rasa. Para entregar o certificado da cidadania honorária veio o prefeito de Natz-Schabs, Peter Gasser.

No breve discurso de agradecimento, pronunciado em alemão e de improviso, o Santo Padre voltou ao seu tempo de criança. “O Tirol foi feito pelos anjos”, disse o Papa recordando as palavras de sua mãe, que lhe contava sobre a beleza deste pequeno município. Quando era pequeno, Joseph Ratzinger, em sua primeira visita ao local, em 1940, pôde confirmar as palavras de sua progenitora.

“Pudemos constatar que era realmente verdadeiro: que os anjos haviam feito aquelas terras e pude perceber a proximidade especial de Deus, que se exprime na beleza destas terras”, observou o Papa, recordando também a beleza das torres góticas, as belas casas, a cordialidade e a gentileza das pessoas e a bela música.

“Uma terra extraordinariamente bela foi a resposta das pessoas pela colaboração com o Criador. Que hoje todas as gerações possam recomeçar a trabalhar para manter esta terra bela como ela é, bela por dentro, e que assim possa permanecer uma pátria que ajude os homens a viver uma digna vida humana”, concluiu o Papa.

No dia 22 de outubro passado, informou “L’Osservatore Romano”, a comunidade de Natz-Schabs festejou o evento com um dia de comemoração durante o qual foi descoberta e abençoada uma lápide em memória das duas mulheres. Ali perto, foi dado a uma praça o nome de Papa Bento XVI.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas