Gaudium news > Bento XVI recebe o novo embaixador da Costa do Marfim no Vaticano

Bento XVI recebe o novo embaixador da Costa do Marfim no Vaticano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-11-2011, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 4, no Palácio Apostólico do Vaticano, o Santo Padre recebeu em audiência privada para apresentação das Cartas Credenciais o novo embaixador da Costa do Marfim no Vaticano, Joseph Tebah-Klah. Na ocasião, o pontífice fez votos para a promoção da reconciliação na justiça e na verdade, após uma catástrofe humanitária causada por uma forte seca e pela má administração da política no país. Este ano celebra-se o 40° aniversário do início das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o país africano.

1_0_535061.JPG
Papa conversa com embaixador marfinense/ Foto: Rádio Vaticano

“É com grande preocupação que segui o drama da crise pós-eleitoral vivida pelo vosso país, que minou a coesão social e levou a divisões”, disse o Papa inicialmente, comentando a situação política no país. “A grave crise”, continuou, “que a Costa do Marfim viveu, levou também a graves violações cometidas contra os direitos humanos. Viver juntos será possível somente através da busca harmoniosa da verdade e da justiça”.

Bento XVI fez votos de “um governo transparente e justo” na reconstrução do país, expressando-se a favor da instituição da Comissão Verdade-diálogo-reconciliação através de um trabalho diligente e principalmente imparcial. “Para alcançar o bem comum é preciso disciplina, justiça e transparência no governo. Cabe aos políticos fazer todos os esforços para garantir que todos os cidadãos gozem igualmente da riqueza do país”, enfatizou.

O Papa também pediu que se respeitassem os “inalienáveis direitos do outro” e a “sacralidade da vida humana”, assim como a liberdade religiosa. Também encorajou o projeto educativo para “construir a Costa do Marfim de amanhã, dinâmica e próspera, pacífica e responsável”. Por fim, o Santo Padre declarou que “a Igreja católica no país oferece, através das suas tantas instituições educativas e sanitárias uma grande ajuda para a população marfinense que necessita curar tantas feridas do corpo e da alma”.

Biografia
O Embaixador Joseph Tebah-Klah nasceu em Bouaflé em 25 de maio de 1948. Depois do bacharelado em Filosofia (Colégio Notre Dame d’Afrique, Abidjan, 1969), obteve o diploma de mestrado em Direito Público (Universidade de Abidjan, 1974). Especializou-se sucessivamente em Diplomacia (Instituto de Administração pública e Relações internacionais, Paris, 1975), obtendo um diploma em Diplomacia (Escola nacional de administração, Abidjan, 1976).

Iniciou a carreira diplomática em 1976 exercendo as seguintes funções: chefe da Divisão das Relações Exteriores (1976); chefe do Gabinete do Ministro da Segurança interna (1976-1984); chefe do Gabinete do da Função Pública (1984-1990); chefe do Gabinete do Interior (1991); chefe e Coordenador dos Serviços de Gabinete do Ministro da Segurança (1991-1994); responsável do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores (1995-1998); primeiro conselheiro da Embaixada em Burkina Faso (1998-2000); primeiro conselheiro da Embaixada na Bélgica (2000-2002); conselheiro da Embaixada e encarregado das Relações junto à Santa Sé (2003-2006); conselheiro com categoria de Embaixador junto ao Ministério das Relações Exteriores (2008-2011).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas