Gaudium news > Irlanda fecha embaixada junto à Santa Sé

Irlanda fecha embaixada junto à Santa Sé

lombardi_article.jpg
Padre Lombardi expressou que todo Estado
está livre para decidir se terá um embaixador junto à Santa Sé

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-11-2011, Gaudium Press) Por motivos econômicos o Ministério das Relações Exteriores irlandês decidiu fechar sua embaixada junto à Santa Sé em Roma, comunicou o Ministro Eamon Gilmore. “Apesar da Embaixada junto à Santa Sé ser uma das mais antigas missões da Irlanda, não produz retorno econômico”. É o que diz oficialmente o governo irlandes ao apresentar em declaração formal ao Vaticano o motivo da decisão. A decisão não significa um fechamento completo das relações diplomáticas, mas cria um embaixador não residente em Roma.

Respondendo à decisão da Irlanda, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, expressou que todo Estado “que tem relações diplomáticas com a Santa Sé está livre para decidir, em base às suas possibilidades e a seus interesses, se terá um embaixador junto à Santa Sé residente em Roma, ou residente em um outro país. O que é importante são as relações diplomáticas entre a Santa Sé e os Estados, e essas não estão em questão no que diz respeito à Irlanda”.

As relações entre a Santa Sé e a Irlanda esfriaram principalmente depois de um discurso do primeiro ministro irlandês, Enda Kenny, no qual ele atacou o Vaticano. O segundo passo desse episódio deu-se com a chamada a Roma do núncio apostólico em Dublin, Dom Giuseppe Leanza, que em seguida foi nomeado para a nunciatura em Praga, na República Tcheca.

O arcebispo de Armagh e Primaz da Irlanda, Cardeal Sean Brady, divulgou um comunicado no qual expressa sua “profunda decepção” pelo fato e descreve a decisão do governo como sendo um “passo lamentável”. “Esta decisão parece mostrar pouca consideração para com o importate papel desenpenhado pela Santa Sé nas relações internacionais e dos laços históricos entre o povo irlandes e a Santa Sé durante muitos séculos”, afirmou

Os embaixadores acreditados na Santa Sé estão divididos entre residentes e não residentes em Roma. Nos Pactos Lateranenses foram estabelecidos acordos entre o Estado italiano e o, então, recém criado Estado do Vaticano. A partir daí o embaixador junto à Santa Sé não é aquele acreditado na República Italiana. Nem todos os países que têm relações diplomáticas com a Santa Sé têm embaixadores residentes em Roma. (AA).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas