Gaudium news > Bispo auxiliar de Fortaleza conclama jovens a participarem da Jornada Mundial da Juventude

Bispo auxiliar de Fortaleza conclama jovens a participarem da Jornada Mundial da Juventude

Ceará (Terça, 31-03-2009, Gaudium Press) O Santo Padre, o Papa Bento XVI, convidou o bispo auxiliar de Fortaleza, Dom José Luiz Sales, para instar seus fiéis a participarem da Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese, no próximo dia 5 de abril, Domingo de Ramos. Na última sexta-feira, dia 27, o bispo escreveu uma carta anunciando o evento ao clero e aos agentes de pastoral da arquidiocese.

O texto convoca a juventude para as celebrações e aponta as intenções do Papa com o encontro, que terá o tema: “Pusemos a nossa esperança no Deus vivo”. É uma jornada dedicada aos jovens para renovar as suas forças, aumentar sua confiança em Deus e dar-lhes esperança diante de um mundo violento e cheio de problemas sociais.

O evento será aberto na Igreja de Cristo Rei, com a cerimônia de Bênção de Ramos e procissão até a Catedral. Depois haverá Missa, procissão com a Cruz – símbolo da Jornada -, reflexão, palestra com o arcebispo, testemunhos e concluirá com uma Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Veja a seguir a carta na sua íntegra:

“Fortaleza, 26 de março de 2009

Caros vigários episcopais, párocos e demais presbíteros, diáconos e agentes de Pastoral.

Amado povo de Deus.

Com grande alegria comunico aos senhores que a Arquidiocese de Fortaleza, respondendo ao convite do Santo Padre, festejará a Jornada Mundial da Juventude, no Domingo de Ramos, dia 5 de abril. A Juventude é uma Prioridade Pastoral da Arquidiocese e esta será a Primeira Jornada Arquidiocesana da Juventude.

Para bem celebrarmos esta data, estamos convocando todos os jovens da Arquidiocese. Espero que possamos ser e dar um grande testemunho de fé da juventude à cidade de Fortaleza. A Jornada terá como tema: “Pusemos a nossa esperança no Deus vivo” (1 Tm 4, 10). O Papa elegeu esse tema paulino, em consonância com o ano jubilar em andamento e convida a renovar as forças dos jovens no sentido de colocar sua confiança em Deus nesse tempo singularmente desafiante para as suas vidas, pela falta de perspectivas e mesmo de esperança, pela violência que vem atingindo, tão tragicamente, a juventude e por tantas outras mazelas sociais e morais.

O evento começará às 7h30min, com a Bênção dos Ramos na Igreja de Cristo Rei e a Procissão dos Ramos da Igreja de Cristo Rei até a Catedral onde será celebrada a Missa do Domingo de Ramos.

Com seu testemunho de fraternidade e oração, com sua animação e apoio poderemos marcar o calendário de Fortaleza reunindo um número bem grande de jovens nesta Jornada Arquidiocesana a eles dedicada.

Agradeço a todos, sobretudo aos párocos e vigários paroquiais, o empenho em divulgar o evento e em favorecer a participação do maior número possível de jovens de suas comunidades e em cooperar, sempre tão solicitamente, com a ação pastoral da Arquidiocese de Fortaleza.

Com um abraço fraterno,

Dom José Luiz Salles
Bispo auxiliar de Fortaleza”.


 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas