Gaudium news > Bispo da China é preso no país asiático antes de se encontrar com membros da Igreja Católica no Vaticano

Bispo da China é preso no país asiático antes de se encontrar com membros da Igreja Católica no Vaticano

Pequim (Terça, 31-03-2009, Gaudium Press) O bispo Julius Jia Zhiguo, da diocese de Zhengding, da Igreja Católica ‘clandestina’ chinesa, foi preso e levado de sua casa por cinco policiais na tarde de ontem para uma localidade desconhecida. A notícia foi divulgada pela AsiaNews, agência do Pontifício Instituto para as Missões no Exterior. Segundo a agência, o religioso foi insultado pelos policiais e detido porque pretendia participar de um encontro da Igreja Católica, no Vaticano.

Dom Jia tem 74 anos e sofre de vários problemas de saúde em função das várias estadias em prisões no passado. Esta é a décima vez que é detido, motivo de preocupação para os fiéis de sua diocese pois este novo episódio pode colocar sua vida em risco.

Durante os períodos de isolamento a que é submetido, de acordo com a AsiaNews, a polícia tenta doutriná-lo sobre a política religiosa do Partido Comunista da China e o pressiona para fazê-lo aderir à Associação Patriótica.

Consagrado bispo em 1980, Dom Julius Jia Zhiguo viveu quase todo seu ministério episcopal sob prisão domiciliar e cerca de vinte anos na prisão. Atende a 100 órfãos deficientes em sua própria casa.

Sua diocese pertence à província chinesa de Hebei, região de maior perseguição aos católicos, que são maioria, aproximadamente 1,5 milhão de fiéis, muitos deles da Igreja ‘clandestina’, porque o Pequim busca a unificação religiosa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas