Gaudium news > 2º Congresso Nacional de Planejamento Familiar chega ao fim em Brasília

2º Congresso Nacional de Planejamento Familiar chega ao fim em Brasília

PlaNaturaFamiliar_270x260.png
Entre os principais assuntos debatidos estiveram:métodos naturais; amor entre pai e mãe; e a educação cristã dos filhos

Brasília (Terça-feira, 01-11-2011, Gaudium Press) Foi concluído no último domingo, 30 de outubro, em Brasília, o 2º Congresso Nacional de Planejamento Familiar. Organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),o evento foi realizado em torno do tema “Construir a Família: por amor, com amor e para o amor!”. Entre os principais assuntos debatidos estiveram:métodos naturais; amor entre pai e mãe; e a educação cristã dos filhos.

A abertura do Congresso, realizada no dia 28 de outubro, teve a presença do arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, que fez o discurso inaugural do evento. “A nossa Igreja é chamada a ser santa”, disse o prelado na ocasião, que marcava também o dia dedicado a São Judas Tadeu. Por isso, Dom Sérgio destacou também o testemunho dos santos para os cristãos na atualidade. “Precisamos ser santos nos diversos ambientes que frequentamos: família, escola, comunidades e também na vivência da sexualidade e afetividade”.

Na apresentação do Congresso, os organizadores informaram que além de ser um espaço para aprofundar a interação do trabalho pastoral no campo familiar, o evento teria como objetivo fazer com que o amor conjugal e a vivência sadia da sexualidade fossem, de fato, compreendidos e seguidos conforme o plano de Deus. Neste sentido, Dom Sérgio disse: “Aqui vamos refletir a respeito da transmissão responsável da vida. Precisamos testemunhar com firmeza os valores da Igreja, principalmente os relacionados ao matrimônio. Não podemos desanimar”.

A primeira palestra do evento também foi ministrada por Dom Sérgio, que abordou a questão antropológica e bíblica da sexualidade. Além do arcebispo de Brasília, o congresso contou com a participação do bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e do presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom José Carlos Petrini, que falou sobre o “30ª aniversário da Exortação Apostólica Familiaris consortio”e do integrante da mesma Comissão, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que palestrou a respeito do “amor esponsal como fonte de espiritualidade e missão eclesial.

Mais de 200 pessoas participaram do evento.

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas