Gaudium news > Cardeal Piacenza incentiva sacerdotes a “olharem para Pedro”

Cardeal Piacenza incentiva sacerdotes a “olharem para Pedro”

Roma (Segunda feira, 31-10-2011, Gaudium Press) No Colégio Tiberino, onde estudam sacerdotes de todo mundo e cuja direção é confiada à prelazia do Opus Dei, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza celebrou uma solene Eucaristia durante a inauguração do ano acadêmico do Colégio Sacerdotal Tiberino de Roma, no último dia 22.

Em sua homilia, Dom Piacenza incentivou os estudantes ali residentes a viverem “com o olhar fixo em Pedro”, num mundo onde os sacerdotes são, cada vez mais, “estrangeiros”.

5f3b328dc9e5021d16da86c25a5b8dbe.jpg
  Dom Piacenza deu um testemunho de sua vida

Lembrado o tempo em que os judeus passaram no Egito, o Cardeal Piacenza mostrou que não foi somente eles que viveram como “estrangeiros”. Hoje em dia, também o sacerdote “é necessariamente estrangeiro em um mundo que não reconhece Deus e que está imerso na cultura da morte e do prazer, onde só há lugar para o poder e o dinheiro”.

Mas o sacerdote não deve se lamentar dessa situação, disse ele, porque isso constitui a essência do seu ministério, a razão de ser sacerdote no mundo, ela torna-se “o indicador da sua fidelidade a Cristo e à Igreja”. E, afirmou, é por isso que são necessários anos de estudos na Cidade Eterna. Esses anos, através do estudo, visam “ampliar o olhar sacerdotal até os confins do mundo, de maneira que todos os homens possam encontrar se com Cristo”.

O Cardeal deu um testemunho de sua vida lembrando que havia um objetivo que ele sempre carregava em seu coração e que sempre desejou para todos os sacerdotes desde os primeiros anos do seu ministério e também agora como Prefeito da Congregação para o Clero: “Quando eu era jovem, pedi a Nossa Senhora da Guarda, padroeira de Gênova, que me permitisse fazer algo pelos sacerdotes; e eis que, durante toda a minha vida, me encarreguei deles, de alguma forma…”

Após a Celebração Eucarística, houve uma confraternização entre os alunos e professores da Instituição que constou, além do jantar, de cantos e espetáculos teatrais interpretados por residentes do Colégio.

No Colégio Sacerdotal Tiberino, residem atualmente 37 sacerdotes. Eles vieram de mais de 20 nações dos cinco continentes. Todos eles estudam na Universidade Pontifícia da Santa Cruz e foram enviados pelos seus respectivos bispos para se formarem na Cidade Eterna e, assim, no futuro, poderem, exercendo seu ministério, servirem melhor na evangelização em suas dioceses.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas