Gaudium news > Símbolos da JMJ visitam presídios do interior de SP

Símbolos da JMJ visitam presídios do interior de SP

Ribeirão Preto (Sexta-feira, 28-10-2011, Gaudium Press) A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora peregrinaram pela região de Ribeirão Preto, no interior paulista, entre os dias 18 e 23 de outubro. A caminhada fez parte da preparação para a JMJ, que vai ser realizada no Rio de Janeiro, em 2013.

A caminhada foi organizada pelo Setor Juventude da Arquidiocese local e reuniu jovens das diversas pastorais, movimentos religiosos, colégios católicos, comunidades e paróquias da cidade. Durante desenvolver da peregrinação, os símbolos visitaram penitenciárias e presídios, em um trabalho inspirado pelos jovens da Pastoral Carcerária.

De acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Ribeirão Preto, a presença dos ícones nesses locais revela o mandato missionário de Jesus de ir ao encontro de todos levando até eles a Palavra de Deus.

Visitando os presídios, eles quiseram mostrar a esperança da reconciliação do homem com Deus, consigo mesmo e com os outros. Assim procuravam mostrar o amor incondicional de Jesus Cristo para com todos.

“Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36): essas palavras dos santos evangelhos animaram muito na disposição dos jovens e consolou os visitados. Na conclusão da peregrinação os participantes das diversas pastorais e movimentos tinham a alma cheia de entusiasmo acreditando ter vivido concretamente o anseio de Nosso Senhor Jesus Cristo exercendo diante de todos esse ato de misericórdia espiritual.

A Cruz da JMJ
Na Páscoa de 1984, João Paulo II entregou a Cruz aos jovens de todo o mundo durante as comemorações do Ano Jubilar da Juventude, no final do Ano Santo da Redenção. Cerca de 300 mil deles lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano, naquele que foi chamado de Festival da Esperança de 1984. A mensagem de João Paulo II ficou eternizada:

“Caros Jovens, ao final do Ano Santo entrego a vocês o sinal deste ano jubilar: a Cruz de Cristo. Levem-na ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus para a humanidade e anunciem a todos que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas