Gaudium news > Serviço de Animação Vocacional de Montenegro (RS) prepara reunião de avaliação e planejamento

Serviço de Animação Vocacional de Montenegro (RS) prepara reunião de avaliação e planejamento

Montenegro (Quinta-Feira, 27-10-2011, Gaudium Press) A Diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, através da equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV), promoverá no próximo dia 9 de novembro uma reunião de avaliação e planejamento. Trata-se de um encontro para analisar os desafios que foram abraçados pelo setor durante este ano e elaborar alternativas e ideias para melhorar o trabalho pastoral na região. Além disso, a reunião terá como objetivo o planejamento de projetos e eventos para o ano de 2012 da SAV.

curia diocesana.JPG
Cúria Diocesana de Montenegro, local onde será realizada a reunião do SAV local

Entre as iniciativas da SAV, neste ano, destacam-se as quatro Semanas Vocacionais, que foram realizadas nos municípios de Teutônia, Montenegro, Vale Real, Alto Feliz e Roca Sales. As atividades em Roca Sales, que foi a última semana vocacional a ser realizada em 2011, foram realizadas no início do mês de outubro e se caracterizaram pela excelente acolhida da paróquia e do povo da cidade, e pela multiplicidade de programações. 

Segundo o animador vocacional da diocese gaúcha, padre Neimar Schuster, neste último encontro a equipe trabalhou com todas as turmas, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, visitou todas as comunidades e se envolveu na Semana Missionária pela Paz. “O retorno que recebemos, especialmente dos colégios por avaliações feitas por alunos e professores, mostram que o objetivo de refletir sobre as escolhas e um projeto de vida pessoal foi alcançado, gerando boas e profundas reflexões”, destacou o sacerdote.

O encontro de avaliação e planejamento acontecerá na Cúria Diocesana, localizada na Rua Assis Brasil, número 1167, no centro de Montenegro. Mais informações pelo telefone (51) 3632-3320.

O que é ser um animador vocacional
É aquele que exerce a pastoral vocacional, entendida como: a ação de ordenar e coordenar os vários carismas e ministérios do povo de Deus. Conforme os documentos conciliares da Igreja, o primeiro animador vocacional é o bispo, como pastor e “episcopus” do rebanho, que tem de estimular suas ovelhas no fomento das vocações de todas as forças de trabalho.

Para o exercício desta função, o bispo chama como coordenadores sacerdotes, religiosos e leigos qualificados e engajados nessa missão. Em virtude do ofício recebido, os animadores vocacionais são, de modo especial, os sacerdotes e religiosos encarregados d orientação de determinada comunidade do povo de Deus. Mas qualquer homem e mulher pode ser um animador vocacional, desde que seja cheio de fé, de amor, de ciências humanas, espírito apostólico e que viva sua vocação plenamente. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas