Gaudium news > Inaugurado Seminário Maior Saint Charles Lwanga, que será o 4º do Burundi, África

Inaugurado Seminário Maior Saint Charles Lwanga, que será o 4º do Burundi, África

Bujumbura (Quarta-feira, 26-10-11, Gaudium Press) Uma missa presidida por Dom Venant Bacinoni, Vice-Presidente da Conferência Episcopal do Burundi e Bispo de Bururi – província do país africano -, marcou o início das atividades do Seminário Maior Saint Charles Lwanga, localizado em Kiryama.

Este é o quarto Seminário Maior interdiocesano deste pequeno país africano, que já conta com o Grand Séminaire Saint Pierre Claver em Burasira, o Grand Séminaire Saint Curé d’Ars de Bujumbura e o Seminário João Paulo II em Gitega.

No evento, o Bispo de Rutana e Presidente da Comissão Episcopal para as Vocações, os seminários e noviciados, Dom Bonaventure Nahimana – agradeceu às várias organizações que doaram fundos para a construção de novas instalações. Entre estas organizações, foram citadas a Pontifícia Obra Missionária São Pedro Apóstolo, Missio, a Papal Foundation, a Conferência Episcopal dos Estados Unidos e da Espanha e a Arquidiocese de Colônia.

Foram construídas capelas, salas, a casa das irmãs, o refeitório, cozinha e dois conjuntos de sessenta quartos. A comunidade sacerdotal e religiosa dará início a suas atividades já em novembro, preparando-se desde logo para o ano acadêmico 2012-2013.

“A celebração da festa de São Lucas Evangelista coincidiu com a bênção dos primeiros edifícios do Seminário Maior Saint Charles Lwanga, na presença do Núncio Apostólico no Burundi, Dom Franco Coppola”, lembrou Dom Lambert Niciteretse, Secretário Geral da Conferência Episcopal do Burundi.

Na ocasião, Dom Coppola explicou que as vocações sacerdotais e religiosas no Burundi estão florescendo, enquanto as paróquias estão superlotadas: “Daí a necessidade de um seminário maior para formar novos sacerdotes”.

O Núncio Apostólico também observou que as ofertas arrecadadas para o Seminário representam uma ajuda dos fiéis de todo o mundo que aceitam doar seu óbolo. Dirigindo-se aos Bispos do Burundi, Dom Coppola os exortou a iniciar como formadores no novo seminário seus melhores sacerdotes e serem atentos no discernimento dos seminaristas.

Com informações da Agência Fides.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas