Gaudium news > “Aspirar a santidade implica deixar Cristo entrar em nossa vida”, diz bispo de Sigüenza-Guadalajara, na Espanha

“Aspirar a santidade implica deixar Cristo entrar em nossa vida”, diz bispo de Sigüenza-Guadalajara, na Espanha

Sigüenza-Guadalajara (Quarta-feira, 26-10-2011, Gaudium Press) O bispo de Sigüenza-Guadalajara, na Espanha, Dom Atilano Rodríguez, escreve todas as semanas uma carta que serve de orientação para seus diocesanos e também para qualquer fiel que as leia. Na carta que servirá para o próximo domingo, 30 de outubro, o tema é o “Dia de Todos os Santos”.

Neste sentido, o prelado começa a missiva lembrando aos fiéis que o mês de novembro se inicia com a celebração de Todos os Santos, dia em que, conforme Dom Atilano, a Igreja lembra agradecida ao Pai Celestial o testemunho de santidade de todos aqueles irmãos que, “tendo completado sua peregrinação por este mundo, hoje já gozam para sempre da glória de Jesus Cristo ressuscitado, ainda que sua santidade não tenha sido reconhecida oficialmente mediante a beatificação ou a canonização”.

Para melhor situar o fiel ante a importante data que será celebrada no primeiro dia do próximo mês, Dom Atilano explica que ainda que a Igreja celebre durante o ano litúrgico as festas de muitos santos, ao uni-los todos em uma só celebração “ela quer nos ajudar a contemplá-los como fiéis e leais discípulos de Cristo e como intercessores nossos diante do Pai Celestial”.

O prelado continua sua explicação sobre a relevância da data, dizendo que a comemoração “nos ajuda a centrar devidamente o alcance da devoção aos santos, tendo em conta que eles são intercessores e modelos extraordinários por seguir a Nosso Senhor Jesus Cristo, porém, não são autores da graça nem dos milagres”, pois, como afirma o prelado “somente Deus é o autor da graça e o artífice de nossa salvação”.

Contudo, alerta Dom Atilano, o exemplo dos santos não pode ser relegado pelos fiéis à memória e sim ter um efeito revelador que os impulsione a agir como eles na vida prática. “A constatação de suas virtudes [dos Santos) tem que ser para todos os batizados um estímulo e uma forte chamada do Senhor à santidade de vida e à identificação com Ele”, destaca o bispo, completando que “os Cristãos, enxertados na santidade objetiva de Cristo em virtude do sacramento do batismo pela atuação do Espírito Santo, deveríamos orientar todos nossos esforços na consecução desta meta, já que a vontade de Deus é nossa santificação (I Tes 4, 3)”.

De acordo com prelado, vale a pena sublinhar este pedido aos fiéis, pois “há ocasiões em que se tem a impressão de Aspirar a santidade implica deixar Cristo entrar em nossa vida que esquecemos esta chamada de Deus para a santidade e nos conformamos com uma vida cristã medíocre, superficial e rotineira. Pensamos que a santidade está reservada a personalidades extraordinárias e isto nos impede de nos colocarmos a caminho”, afirma.

Já em outro casos, continua o bispo da cidade espanhola, “a constatação de nossas debilidades e pecados, em vez de estimular-nos a empreender o caminho da conversão ao Senhor, pode fazer nos desistir da possibilidade de aspirar a santidade. Estes pensamentos muito humanos, porém muito pouco cristãos, procedem de nossa falta de humildade”.

Segundo Dom Atilano, é custoso ao cristão reconhecer e aceitar que a santidade não é tanto o resultado do esforço pessoal, quanto a acolhida, a resposta e a colaboração com a graça e com o amor de Deus que o Espírito derrama em nossos corações. “Aspirar a santidade implica deixar Cristo entrar em nossa vida e permitir-lhe que seja Ele quem guie nossa peregrinação por este mundo” diz.

Quase nas últimas linhas de seu texto, o prelado fornece um conselho aos leitores, informando que ainda que “a santidade seja pessoal, que cada um há de percorrer, não obstante, o o acompanhamento espiritual de alguma pessoa virtuosa pode ajudar nos a descobrir os passos a dar em cada momento”.

Neste contexto, conforme Dom Atilano, a participação ou integração em algum movimento apostólico ou em alguma associação reconhecida pela Igreja também ajudará o fiel a crescer espiritualmente, “posto que nos permite contar com o testemunho e com a proximidade de irmãos que, além de rezar por nós, nos estão dizendo com seu exemplo que a santidade é possível”.

Ao concluir, o bispo de Sigüenza-Guadalajara pede a todos que deixem que o Senhor conduza seus caminhos, acolhendo sua vontade como norma de vida e deseja um Feliz dia de Todos os Santos. (BD).

Com informações da Revista Ecclesia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas