Gaudium news > Santa Sé propõe organismo central para recuperar mundo após crise de 2008

Santa Sé propõe organismo central para recuperar mundo após crise de 2008

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-10-2011, Gaudium Press) Em vista da próxima reunião do G-20 nos dias 3 e 4 de novembro em Cannes, França, com o tema da economia e da finança mundial, o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz propôs hoje, em nota, uma autoridade pública com competência universal a fim de que o mundo se recupere da grave crise financeira de 2008.

A nota, cujo título é “Para uma reforma do sistema financeiro e monetário internacional na perspectiva de uma autoridade pública com competência universal”, foi apresentada na Sala de Imprensa vaticana em coletiva que contou com a participação do presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson; do secretário do mesmo dicastério, Dom Mario Toso; e do professor de Economia Política da Universidade de Roma “Tor Vergata”, Leonardo Becchetti.

A proposta do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz diz respeito a um organismo central que “deveria ser expressão de um acordo livre e condividido, além das consciências e das liberdades, apesar da consciência de crescentes responsabilidades, que operaria segundo o princípio de subsidiaridade e justiça”.

Ainda segundo a nota, a constituição de uma autoridade política mundial não pode ser alcançada “sem a prévia prática do multilateralismo, não somente em nível diplomático, mas também e principalmente no âmbito dos planos para o desenvolvimento e para a paz”.

O Cardeal Turkson explicou que na nota faz votos de “uma nova síntese humanística” que quer “fazer voltar as forças, em particular aquelas financeiras, depois de seu mau emprego, a serem instrumentos fundamentais a serviço do progresso e do desenvolvimento da economia real”.

Conforme o purpurado, o mundo, depois da crise financeira de 2008, necessita de “uma profunda renovação cultural e da redescoberta de valores para reconstruir um futuro melhor e para reprojetar as instituições já existentes”.

A constituição de uma autoridade política mundial foi um desejo do Santo Padre já anunciado na encíclica “Caritas in veritate”, publicada em 2009.(AA).

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas