Gaudium news > Primeira paróquia dedicada ao Beato João Paulo II é eregida em Juiz de Fora

Primeira paróquia dedicada ao Beato João Paulo II é eregida em Juiz de Fora

Juiz de Fora (Segunda-feira, 24-10-2011, Gaudium Press) A primeira festividade litúrgica do beato papa João Paulo II foi celebrada no último sábado, aniversário do início de seu pontificado, em 1978, segundo estipulou Bento XVI em 1º de maio, dia de sua beatificação.

As celebrações aconteceram na diocese de Roma e na Polônia, locais onde João Paulo II foi bispo e seu país natal, respectivamente, segundo decidiu a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, presidida pelo cardeal espanhol Antonio Cañizares, quando aprovou o decreto sobre esta festividade.

Na Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma, diversos jovens se reuniram em uma vigília, após a qual o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, celebrou uma missa em homenagem a João Paulo II. O cardeal arcipreste da Basílica de São Pedro, Angelo Comastri, presidiu outra missa no santuário mariano do Divino Amor, próximo de Roma, e abençoou um mosaico de João Paulo II batizado com o nome de “Pedra da Igreja”.

A Igreja Católica admite para o beato o “culto privado”, ou seja, na região onde nasceu ou exerceu seu trabalho. Já o santo tem o culto universal reconhecido e é modelo público para todos os fiéis.

Apesar de o Vicariato de Roma ter pedido o começo do processo de beatificação, que concederia “culto universal” por ser um caso que supera o lugar onde nasceu e onde exerceu seu pontificado, o Vaticano só concedeu o culto privado.

A Arquidiocese de Juiz de Fora celebrou a data com a dedicação da primeira paróquia do Brasil, autorizada pela Santa Sé, com o nome do Beato João Paulo II.

No entanto a comunidade deu início às festividades no último dia 16 com a Semana de Oração pela Paz. Durante seis dias, sempre às 19h30, os fiéis viveram momentos de reflexão e oração presididos por sacerdotes arquidiocesanos.

No dia 22 de outubro, a festa teve início com a procissão pelas ruas do bairro onde está a paróquia. Na chegada, aconteceu a celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que oficializou a criação da Paróquia Beato João Paulo II.

A comunidade surgiu da divisão do território da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Santa Cruz. A sede da nova paróquia fica na matriz Nossa Senhora Aparecida.

Posteriormente será construída uma nova sede, com padroeiro João Paulo II. O território abrange também as comunidades: Sagrado Coração de Jesus, Santa Lúcia Filippini, Santo Antônio, Santa Ângela e São Vicente.

O decreto de autorização do Vaticano

Em junho de 2011, Dom Gil Moreira fez o pedido ao Vaticano para criar uma paróquia dedicada a João Paulo II. A resposta positiva da Congregação Sobre o Culto Divino e Disciplina de Sacramentos, instância do Vaticano que cuida desses processos, veio no dia 1º de julho.

De acordo com as normas da Igreja, a veneração a um beato é restrita, ou seja, não é toda paróquia que pode celebrar a festa, apenas aquela que o tem como padroeiro. Assim, o responsável pela paróquia, Pe. João Francisco Batista, acredita que o olhar de todo o Brasil vai se voltar para a cidade. “É um privilégio para a Arquidiocese conseguir prestar esse culto à sua memória”, finaliza o religioso.

Luciano Batista

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas