Gaudium news > Para Bispos Castrenses, Papa exalta lado religioso da vida de um militar

Para Bispos Castrenses, Papa exalta lado religioso da vida de um militar

Roma (Segunda-feira, 24-10-2011, Gaudium Press) Foi concluído ontem, 23, em Roma, o 6º Congresso Internacional dos Bispos Castrenses. O evento estava sendo realizado desde o último dia 20 de outubro concomitantemente com o 3º Curso Internacional de Formação dos Capelães Militares Católicos para os Direitos Humanos.

Na manhã do sábado, 22, aconteceu um dos pontos altos do evento: os bispos congressistas foram recebidos no Vaticano, onde participaram de missa presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

“Formar os soldados a serem testemunhas de Cristo”, foi a exaltação que o Papa Bento XVI dirigiu em homenagem aos participantes, através de palavras do prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano, Cardeal Marc Ouellet.

20110831110813.jpg
Cardeal Ouellet foi o responsável por transmitir a mensagem do Papa aos bispos participantes

“A dimensão religiosa reveste-se de especial significado também na vida de um militar”, ressaltou o Papa em seu discurso, encorajando nele os Ordinários Militares a empenharem-se na evangelização do mundo castrense. “Trata-se de formar cristãos que tenham uma fé profunda”, disse ele.

“A vida militar de um cristão, de fato”, continuou o Papa, “é colocada em relação com o primeiro e grande mandamento, aquele do amor a Deus e ao próximo, porque o militar cristão é chamado a realizar uma síntese pela qual se possibilita ser também militar por amor, cumprindo o ‘ministerium pacis inter arma’ (em latim, ministério da paz entre armas]”.

Para encerrar seu discurso, o Santo Padre utilizou palavras de João Paulo II para o Dia Mundial da Paz em 2002: “a verdadeira paz é fruto da justiça, mas já que a justiça humana é sempre falha e imperfeita, deve ser praticada e complementada com o perdão”.

Este 6º Congresso revestiu-se de especial importância, uma vez que comemora-se neste ano o 25º aniversário da Constituição Apostólica Spirituali Militum Curae, que foi promulgada pelo Papa João Paulo II e que trata exatamente sobre os Ordinariatos.

O Ordinariato Militar, ou Castrense, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica, subordinada diretamente à Santa Sé, que organiza e coordena as atividades de todas as capelanias militares em um território, geralmente um país. (JSG).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas