Gaudium news > Apostolado do Mar celebra 90 anos no Rio de Janeiro com Missa em Ação de Graças

Apostolado do Mar celebra 90 anos no Rio de Janeiro com Missa em Ação de Graças

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 20-10-2011, Gaudim Press) No próximo sábado, o arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro presidirá a Santa Missa em ação de graças pelos 90 anos do Apostolado do Mar. Na cidade do Rio de Janeiro o apostolado está sob o comando do padre Césare Ciceri.

O sacerdote está há quatro anos atendendo marinheiros de várias nacionalidades em uma pequena casa localizada na zona portuária da cidade, próximo à região do Cais. Ele esclarece que os migrantes são importantes no aspecto interno para a Igreja e lembrou que, com o Documento de Aparecida, a migração começou a ser chamada de mobilidade humana, atendendo não só marinheiros, mas àqueles que mudam de uma cidade para outra.

“Nos primeiros anos do Apostolado eram feitas apenas orações por esses marinheiros. Agora damos também um apoio social, psicológico e espiritual a todos os que chegam ao Porto do Rio. Eles passam muito tempo longe de suas famílias e precisam de alguém para conversar e desabafar. Trabalhamos para que essas pessoas se sintam acolhidas”, explicou.

Segundo o sacerdote é uma honra poder atender a esse chamado de Deus e levar um pouco de conforto a quem chega ao porto do Rio de Janeiro. “Quando questionam por que faço parte do Apostolado do Mar, eu respondo: porque sou católico e meu Deus ama a todos”.

O Apostolado do Mar originou-se do Apostolado da Oração e pertence à Congregação Scalabriana, conhecida por dedicar-se aos migrantes. Além do apoio espiritual, o Apostolado oferece recursos para que os marinheiros possam se comunicar com as famílias, seja por meio de telefone ou internet além de organizar missas nos navios atracados no porto do Rio de Janeiro.

A Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 anos do Apostolado do Mar acontece às 9hs na Paróquia Santa Cecília e São Pio X, localizada na rua Alváro Ramos, 385 em Botafogo no centro da cidade. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas