Gaudium news > Começa a restauração do altar-mor da Catedral Basílica de Salvador

Começa a restauração do altar-mor da Catedral Basílica de Salvador

Salvador (Segunda, 30-03-2009, Gaudium Press) Por muito tempo revestido de ouro e agora devastado pela ação dos cupins, o altar-mor da Catedral Basílica de Salvador começou a ser restaurado na última terça-feira (24), trabalho que deve durar pelo menos 1 ano e pode consumir cerca de 900 mil reais. O cuidadoso trabalho de restauro do altar, datado do século XVI, começou pelos 18 painéis, pintados pelo irmão jesuíta Domingos Rodrigues, que retratam passagens da vida de Jesus Cristo e ilustram a entrada do altar.

A recuperação está dividida em três etapas: resolução de problemas estruturais, com técnicas em carpintaria, em seguida, a desinfestação de insetos, e por último a fixação do dourado na base do altar, com a raspagem do produto falso e a aplicação de ouro antigo.

Técnica possibilitada por conta de uma parceria ítalo-brasileira, pela primeira vez será usado um equipamento que dispara feixes de laser, para a limpeza de pedra, madeira, metal e pintura. O equipamento já começou a ser testado. “A situação de conservação geral do altar é de muita degradação, mas recuperável”, explica um dos restauradores envolvidos no trabalho, o italiano Gianmario Finadri.

O trabalho é feito por uma parceria entre a Fundação Maria Nóbrega, Cúria Metropolitana e a Associação ítalo-brasileira Opus Bahia. Em 2010, o altar recuperado será apresentado e começa a restauração dos altares laterais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas