Gaudium news > Dom Gil toma posse na arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais

Dom Gil toma posse na arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais

Luciano Batista
Enviado especial a Juiz de Fora

Juiz de Fora (Sábado, 28-03-2009, Gaudium Press) Dom Gil Antonio Moreira já está no comando da Arquidiocese de Juiz de Fora, região da Zona da Mata, em Minas Gerais. A cerimônia de posse está sendo realizada na Catedral Metropolitana. Vários bispos e arcebispos de todo o país estão participando da celebração.

Os preparativos para a festa da posse começaram há cerca de um mês e nesta semana que antecedeu a chegada de Dom Gil, toda a arquidiocese se empenhou para receber o novo pastor. Caravanas vindas de várias cidades como, Jundiaí, Belo Horizonte e Divinópolis foram acolhidas nas paróquias da cidade antes de chegarem à catedral.
Os bispos e arcebispos foram recepcionados no Seminário Santo Antônio, onde participaram de um almoço oferecido por dom Gil. O núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri também participou da recepção.

Em entrevista exclusiva à TV Arautos, Dom Gil comentou esta importante data para a sua vida sacerdotal. “Desde que foi publicada a nomeação para Juiz de Fora, no dia 28 de janeiro, mantivemos um contato mais próximo com a Arquidiocese e já estive na cidade duas vezes deste então, uma quando me encontrei com o clero e fui muito bem recebido, e outra com as comunidades e os fiéis, que se mostraram muito abertos à minha chegada”, disse.

Dom Gil é o quinto arcebispo a comandar a arquidiocese de Juiz de Fora e substitui dom Eurico dos Santos Veloso, que foi empossado em 2002. Veloso destacou que durante estes sete anos em que esteve à frente da Igreja de Juiz de Fora, conseguiu várias conquistas e pretende auxiliar dom Gil no comando da Arquidiocese. “Ajuda se pede! Se dom Gil precisar de alguma coisa da minha parte, com certeza terei o maior prazer em ajudar”.

Celebração

A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora ficou lotada de fiéis, tanto da arquidiocese como de outras dioceses, que vieram prestigiar a posse de Dom Gil. Após a leitura da carta encaminhada pelo Papa Bento XVI oficializando a sua nomeação, o núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri fez um pronunciamento em que ressaltou o trabalho realizado por Dom Eurico à frente da Arquidiocese e enalteceu o pastoreio de dom Gil na diocese de Jundiaí. “Dom Gil, que o seu pastoreio aqui em Juiz de Fora seja tão frutuoso quanto foi em Jundiaí”, disse.

Estiveram presentes na celebração eucarística a mãe de dom Gil, dona Maria Tereza, que completa 90 anos de idade daqui a um mês, e seu irmão, o padre João Moreira.

Segundo a comissão de coordenação da posse de Dom Gil, cerca de 30 bispos provenientes de várias dioceses do país, além de padres e diáconos, estavam presentes na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

No dia 29 de julho, Gil Antônio Moreira receberá das mãos do Papa Bento 16 o pálio de arcebispo, durante solenidade que acontecerá em Roma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas