Gaudium news > “Jesus Cristo é a verdadeira luz do mundo”, disse o Papa aos jovens na Feira de Friburgo

“Jesus Cristo é a verdadeira luz do mundo”, disse o Papa aos jovens na Feira de Friburgo

Friburgo (Segunda-feira, 26-09-2011, Gaudium Press) “Jesus Cristo é a verdadeira luz do mundo que ilumina toda a escuridão de nossa vida”, recordou o Papa aos jovens na vigília de oração na Feira de Friburgo iniciada na noite do sábado, 24. No programa da terceira viagem de Bento XVI à Alemanha não poderia faltar o encontro com os jovens alemães. A vigília de oração em Friburgo foi uma pequena recordação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada em Madri no mês passado.

O tema da luz esteve no centro da reflexão do pontífice. Aos jovens numerosamente presentes na Feira de Friburgo, Bento XVI recordou o verdadeiro valor e o sentido da vida. “Não são os nossos esforços humanos nem o progresso técnico do nosso tempo que trazem a luz a este mundo. Experimentamos sempre de novo que o nosso esforço por uma ordem melhor e mais justa tem os seus limites”.

“Nós, ao contrário”, observou o Papa, “não cessamos de experimentar a falência dos nossos esforços e o erro pessoal, apesar das nossas boas intenções. Ao que parece, não obstante o seu progresso técnico, o mundo onde vivemos, em última análise, não se tem tornado melhor. Existem ainda guerras, terror, fome e doença, pobreza extrema e repressão sem piedade”.

Conforme Bento XVI, a vida precisa de autodisciplina para controlar todas as nossas tendências ao mal. “No nosso próprio coração existe a inclinação para o mal, o egoísmo, a inveja, a agressividade. Com uma certa autodisciplina, talvez isto se possa, em certa medida, controlar”, afirmou.

Segundo o Santo Padre, a pessoa de Jesus Cristo pode superar o sofrimento dos inocentes e o mal presente no mundo. Neste sentido, o Papa afirmou a necessidade da comunidade na fé; da experiência da comunidade na Igreja. “Não vivemos sozinhos no mundo. Justamente nas coisas importantes da vida, temos necessidade de outras pessoas”, disse.

O pontífice ainda destacou que a vida cristã precisa também do testemunho autêntico, já que o batismo não nos torna automaticamente santos. O Santo Padre convidou então os jovens a seguirem o exemplo dos santos que, assim como eles, não estavam fora da realidade. “Não existe nenhum santo”, acrescentou o Papa, “com exceção da beata Virgem Maria, que não tenha conhecido também o pecado e que não tenha nunca caído”.

Mais de 30 mil jovens alemães e de outros países, que vivem na Alemanha, se reuniram na área da nova Feira de Friburgo. (AA).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas