Gaudium news > 3 motivos pelos quais a doutrina protestante da “Sola Scriptura” não é correta

3 motivos pelos quais a doutrina protestante da “Sola Scriptura” não é correta

A Igreja Católica rejeita a Sola Scriptura e ensina: a Palavra de Deus vem dos escritos, da tradição oral e do Magistério da Igreja. Por isso ela é guiada pelo Espírito Santo.

A Igreja Católica rejeita a Sola Scriptura e ensina: a Palavra de Deus é vem dos escritos, da tradição oral e do Magistério da Igreja. Para isso ela é guiada pelo Espírito Santo.

Redação (22/03/2021, 18:10, Gaudium Press) Vários princípios doutrinários diferenciam profundamente as ideias protestantes da doutrina da Igreja Católica.

Um desses preceitos defendidos ferrenhamente pelo protestantismo e que colide frontalmente com a doutrina católica é a afirmação doutrinária denominada “Sola Scriptura”, que, segundo a interpretação que a Reforma Protestante trouxe do que a Bíblia diz, “Apenas as Escrituras”  (“Sola Scriptura”) ou seja, apenas a Bíblia tem uma absoluta primazia e é a única regra de Fé e Prática religiosa que todo ser humano deve seguir.

Ainda que possa haver divergências entre as muitas denominações protestantes, geralmente isto significa dizer para a doutrina de Lutero e companheiros que a Bíblia é a maior e a única autoridade para os cristãos. Por isso mesmo eles deixam de lado as interpretações da Tradição e do Magistério da Igreja e as combatem ferrenhamente.

A Igreja Católica rejeita a doutrina que defende a Sola Scriptura e ensina que a Palavra de Deus é passada tanto pelos escritos como pela tradição oral e ainda pelo Magistério da Igreja e que para isso ela é guiada pelo Espírito Santo, que assim tem toda a autoridade para interpretar a Bíblia para os cristãos.

Aqui trazemos três grandes problemas que surgem para os defensores da doutrina de que “apenas as escrituras” são fonte da Fé Cristã.

A “Sola Scriptura” é uma ideia rejeitada pela própria Bíblia

De onde foi que os protestantes tiraram a ideia de que apenas a Bíblia é a maior autoridade para os cristãos?
Existe algum trecho nas Sagradas Escrituras que ensina Sola Scriptura?Isso é ensinado em algum lugar na Bíblia?
–Na verdade, nas Sagradas Escrituras não existe nenhuma passagem que defenda e justifique essa doutrina.

Muitas das passagens que os seguidores de Lutero usam, de fato, apontam para a questão da grande autoridade da Escritura e sua importância para o povo de Deus (Ver Salmo 119, 2 Tim 3, 16-17 etc), mas nenhuma dessas citações diz ou defende que a Bíblia é a única autoridade.

E não é apenas isso: Existem passagens que apontam justamente o contrário! A Bíblia cita em alguns momentos a autoridade da tradição oral além da Escritura, contradizendo a Sola Scriptura.

No texto bíblico proclamado em II Tessalonicenses 2, 15, São Paulo diz: “Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa“.

Aqui São Paulo está dizendo que seus ensinamentos têm autoridade, tanto tenham estes argumentos tenham sido oferecidos por palavras (tradição oral) ou por escrito (Escrituras).

São Paulo diz ainda em I Timóteo 3, 15 que “a Igreja de Deus vivo” é a “coluna e sustentáculo da verdade”, ou seja, o ensinamento da Igreja, seu Magistério são fonte segura para as interpretações bíblicas.

A Sola Scriptura não explica de onde veio a Bíblia, não explica quem a interpretou por primeiro

De onde os onde os cristãos a receberam em primeiro lugar? Quem determinou que livros deviam estar nela postos?

Deus não entregou aos cristãos a Bíblia pronta caída do céu! Deus inspirou escritores ao longo de muitos séculos a escrever diversos livros da Bíblia.

E então Deus inspirou a Igreja Católica, exercendo sua Autoridade Apostólica e contando com a Tradição Oral sobre quais livros haviam sido inspirados, para então compilar definitivamente o cânone bíblico no século IV.

Isso significa que o próprio Cânon Bíblico depende da Autoridade da Tradição Oral e também da Autoridade Eclesial que os protestantes rejeitam.

A Sola Scriptura gera controvérsias na interpretação da Bíblia

A Bíblia precisa ser interpretada. Mesmo quando as pessoas pensam que o que a Bíblia diz está muito claro, isto é estar interpretando-a.

O problema que surge é que diferentes cristãos frequentemente interpretam a Bíblia de maneiras contraditórias e mutuamente exclusivas.
Quando isso acontece (e acontece constantemente), como as igrejas cristãs resolvem estes desacordos e mantêm a verdade do Evangelho que Deus revelou em Jesus Cristo?

A Sola Scriptura não oferece nenhuma saída para as divergências, exceto as separações e divisões entre os cristãos

Se os cristãos não concordam sobre o que é o Evangelho, eles não podem cumprir sua responsabilidade de pregá-lo…

A Sola Scriptura não oferece nenhuma saída para essas divergências, exceto os cristãos se separarem e seguirem caminhos diferentes –daí uma infinidade de denominações.

Mas isso também é ainda um outro problema, pois, a própria Bíblia ensina que a divisão entre os cristãos é um pecado (1 Cor 1.10ss)!

A solução para estes problemas está nos caminhos apontados pela Igreja Católica

A saída para este problema é o caminho da própria Igreja Católica que, aliás, o caminho que os protestantes rejeitam. É o caminho que remonta à Igreja primitiva estabelecida por Jesus: 
Cristo deu aos apóstolos a autoridade para ensinar e governar a Igreja, autoridade que eles transmitiram sucessivamente aos bispos até o dia de hoje. 
Esta autoridade apostólica não supera a Palavra de Deus (transmitida nas Escrituras e na Tradição oral), mas é guiada pelo Espírito Santo para salvaguardá-la para cada geração. (JSG)

(Fonte: pt.churchpop.com)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas