Gaudium news > Cruz e Ícone da JMJ emociam fiéis em Santana

Cruz e Ícone da JMJ emociam fiéis em Santana

São Paulo (Sexta-feira, 23-09-2011, Gaudium Press) A quinta-feira foi de adoração, emoção, festa na Paróquia de Sant’Ana, Zona Norte de São Paulo. Por volta das 9hs, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegaram a Igreja que já está lotada de fiéis, principalmente jovens.

Os símbolos chegaram do Arsenal da Esperança, onde passou toda a noite em peregrinação pelas ruas do bairro da Móoca, Zona Leste da capital. A Cruz passou pelo “Salão da vida fraterna” onde os fiéis participaram de uma vígilia e ao final foram lidos os quatro Evangelhos proclamados por mais de 120 leitores, entre jovens de colégios católicos da região, religiosos e membros do Arsenal da Esperança.

Ao chegarem na Paróquia de Sant’Ana os símbolos foram recepcionados por alunos de vários colégios da região e uma fanfarra composta por estudantes de uma das escolas católicas que estão sediadas na vizinhaça. A paróquia está inserida na Região Episcopal Santana e foi a última parada dos símbolos da JMJ no território da Arquidiocese de São Paulo onde esteve desde a sua chegada no último dia 18.

A acolhida foi conduzida pelo pároco, Padre João Luiz Miqueletti, que aproveitou a oportunidade para falar aos jovens presentes sobre o significado da presença da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora no Brasil. O sacerdote também explicou o motivo da Cruz estar sem Cristo. “Esse simbolismo destaca o fato de que Jesus ressuscitou e está vivo entre nós”, disse.

O arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, também esteve na Paróquia de Sant’Ana. Ele motivou os jovens a acompanharem este momento especial que a Igreja no Brasil está vivendo e, junto à Cruz, fez uma oração com os jovens.

A bênção foi dada por Dom Joaquim Justino Carrera, bispo auxiliar para a Região Episcopal Santana. O prelado ressaltou o fato de que, durante todo o dia, a paróquia ficou lotada de fiéis, inclusive alunos de escolas da região. “Durante todo o dia aconteceram celebrações, reflexões, cânticos que anunciavam o sentido da Cruz na nossa salvação”.

Ele recordou que o Ícone de Nossa Senhora também tem um significado importante porque “Maria é Mãe da Igreja e também nossa Mãe”.

Antes da celebração liturgica que teve início às 19h e que foi presidida por Dom Joaquim, houve um momento de oração, pregação e música conduzido pelos Arautos do Evangelho. Dom Joaquim afirmou que durante todo o dia “se formou uma enorme fila de pessoas para passar em frente a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora”.

O bispo disse que ficou emocionado em ver a participação de muitos fiéis durante o dia na Paróquia de Sant’Ana. “Estamos impressionados de ver como o povo acolheu os símbolos da JMJ com muita fé”.

Os símbolos da JMJ continuam sua peregrinação pela Regional Sul 1 (que abrange o estado de São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste final de semana eles permanecem na Diocese de Guarulhos (SP). No próximo dia 28 estará na Diocese de Santo Amaro.

Nos dias 29 e 30, na Diocese de Campo Limpo, uma missa está programada para acolher a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora às 19h na Catedral Santuário Sagrada Família em Campo Limpo e será presidida pelo bispo dioceseno, Dom Luiz Antônio Guedes.

Na sexta-feira, 30, haverá uma celebração eucarística no Santuário Santa Terezinha, em Taboão da Serra às 12h.

Luciano Batista

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas