Gaudium news > Regional Sul 2 da CNBB promove a 32ª Assembleia do Povo de Deus

Regional Sul 2 da CNBB promove a 32ª Assembleia do Povo de Deus

Curitiba (Sexta-Feira, 23-09-2011, Gaudium Press) O Regional Sul 2 (que abrange o estado do Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a partir de hoje, 23, até domingo,25, a 32ª Assembleia do Povo de Deus para aprovação das diretrizes da Ação Evangelizadora do seu Regional. O encontro, que terá como tema “Por uma paróquia renovada à luz da Verbum Domini e das diretrizes nacionais”, será realizado na Casa de Retiro Nossa Senhora do Mossunguê, na cidade de Curitiba.

A reunião contará com a presença e participação do presidente do Regional, Dom João Bosco, do vice presidente, Dom Mauro Aparecido dos Santos, do secretário, Dom Rafael Biernaski, e dos bispos das 18 dioceses do Paraná e a Eparquia de São João Batista para os ucranianos, com sede na capital paranaense. Também participam do encontro os coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora e mais três convidados por diocese, além dos coordenadores de pastorais e movimentos em âmbito do Regional.

Durante as atividades da Assembleia serão apresentadas as linhas gerais das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, destacando as cinco urgências pastorais. O assessor da reunião será o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner. Nesta sexta-feira, 23, a programação do encontro é destinada aos bispos, com atividades durante todo o dia e celebração eucarística às 19h, presidida pelo bispo da diocese de Paranavaí, Dom Geremias Steinmetz.

Já no sábado, 24, será dado início aos trabalhos em grupos, ao plenário e a aprovação das diretrizes do Plano de Ação Evangelizadora do Regional. À noite, às 19h, haverá uma celebração eucarística, presidida por Dom Rafael Biernaski. Em seguida, a partir das 20h, será realizado um jantar e noite cultural. No domingo, 25, as atividades serão iniciadas com uma missa, às 7h30, presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos. Logo após, acontecerá a votação das pistas de ação e em seguida as conclusões e comunicados finais.

De acordo com os organizadores da Assembleia, o material elaborado será entregue às dioceses, pastorais e movimentos como um caminho de comunhão e unidade no trabalho de evangelização no Regional Sul 2.

Sobre as diretrizes da Ação Evangelizadora
As diretrizes da Ação Evangelizadora norteiam os trabalhos pastorais – em nível nacional, regional e diocesano. Após a aprovação das diretrizes nacionais, cabe aos regionais adaptarem estas diretrizes conforme suas realidades, necessidades e urgências pastorais.

A partir da aprovação das diretrizes regionais cabem às dioceses – que fazem parte do entorno do regional – adaptarem as diretrizes estaduais também de acordo com a sua realidade pastoral. As diretrizes nacionais são reavaliadas de quatro em quatro anos. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas