Gaudium news > “A vida que nos concede o Senhor é um pertencer a Jesus Cristo”, afirma Papa em Berlim

“A vida que nos concede o Senhor é um pertencer a Jesus Cristo”, afirma Papa em Berlim

2011-09-22T182742Z_575040068_LR2E79M1F9VK3_RTRMADP_3_POPE-GERMANY.JPG
Durante sua homilia, Bento XVI continuou a lembrar que a verdadeira fonte da vida é Jesus Cristo

Berlim (Sexta-feira, 23-09-2011, Gaudium Press) O primeiro dia da viagem do Papa Bento XVI à Alemanha foi concluído na noite desta quinta-feira, 22, com uma missa no Estádio Olímpico de Berlim. O Estádio, com capacidade para 74 mil pessoas, estava completamente lotado. Os fiéis, vindos de diversas assistiram à cerimônia presidida pelo Santo Padre com grande louvor e entusiasmo. Apesar da chuva, as pessoas encorajaram o pontífice com aplausos e gritos de “Bento”.

Durante sua homilia, Bento XVI continuou a lembrar que a verdadeira fonte da vida é Jesus Cristo. “A vida que nos concede o Senhor é um pertencer a Jesus Cristo em sentido biológico, plenamente vital”, afrimou. Conforme Bento XVI, é na Igreja que se realiza a comunidade de vida com Jesus e de um para o outro, “que está fundada no Batismo e se vai aprofundando cada vez mais na Eucaristia”.

Falando ainda sobre Cristo, Bento XVI afirmou que Ele veio à Terra para chamar os pecadores. Tarefa que, segundo o pontífice, continua hoje sendo realizada pela Igreja como a “verdadeira e grande missão” que lhe foi conferida por Cristo. “A Igreja”, continuou o pontífice, “é o sacramento universal de salvação, que existe para os pecadores, a fim de lhes abrir a via da conversão, da cura e da vida”. Por isto, conforme o pontífice, a natureza da Igreja não é somente aquela “exterior” que se limita a uma das muitas organizações presentes numa sociedade democrática.

O Santo Padre versou também sobre a dimensão pessoal da decisão de pertencer à Igreja, que, destacou novamente o pontífice, “deve ser fundamentada em Jesus Cristo: “a fonte para toda necessidade e aridez, que nos ajuda a transformar a própria vida”. Conforme o Papa: “Unidos a Cristo, nos tornamos vinho generoso”.

Para Bento XVI, o “permanecer em Cristo” é importante para a vida pessoal, eclesial e social. “No nosso tempo de inquietude e indiferença, em que tanta gente perde a orientação e o apoio; em que a fidelidade do amor no matrimônio e na amizade se tornou tão frágil e de breve duração; em que queremos gritar, em nossa necessidade, como os discípulos de Emaús: ‘Senhor, fica conosco, porque anoitece, sim, é escuro ao nosso redor!’; neste tempo, o Senhor ressuscitado oferece-nos um refúgio, um lugar de luz, de esperança e confiança, de paz e segurança”, destacou o pontífice.

2011-09-22T171847Z_476702332_LR2E79M1C31GV_RTRMADP_3_POPE-GERMANY.JPG
Estádio Olímpico, com capacidade para 74 mil pessoas, estava repleto

Logo em seguida, o pontífice comentou sobre o significado das perseguições na vida dos cristãos. No lugar que foi testemunha da propaganda nazista alemã, repetindo as palavras de Jesus Cristo “Porque me persegues?”, o Papa observou que Jesus está sempre com aqueles que sofrem perseguições pela própria fé.

O Estádio Olímpico de Berlim foi construído por Hitler para os Jogos Olímpicos de 1936, no período nazista. Ontem, recebeu pela segunda vez um pontífice. Em junho de 1996, João Paulo II proclamou ali dois sacerdotes mártires do período nazista: Bernhard Lichtenberg e Karl Leisner. (AA).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas