Gaudium news > Chanceler diz que Sudão está disposto a receber “novos sócios humanitários”

Chanceler diz que Sudão está disposto a receber “novos sócios humanitários”

Líbia (Quinta, 26-03-2009, Gaudium Press) O Sudão está disposto a receber ‘novos sócios’ humanitários para substituir as ONGs internacionais que foram expulsas de Darfur, informou nesta quinta-feira o chanceler sudanês Deng Alor ao término de uma visita do presidente sudanês Omar al-Bashir à Líbia.

O comunicado divulgado pela agência oficial líbia Jana não precisa que tipo de acordo nesse sentido seria feito nem quais seriam esses “sócios” ou países envolvidos.

“O número um líbio Muamar Khadafi e seu colega sudanês Omar al-Bashir “estão de acordo em trabalhar conjuntamente para preencher o vazio humanitário em Darfur”, acrescenta o comunicado.

Al-Bashir teve ordem de prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade. Ele desembarcou nesta quinta-feira na Líbia, em mais um desafio à comunidade ocidental. Mais cedo, um funcionário da presidência informara que Bashir visitaria a Etiópia nesta quinta-feira, mas o presidente sudanês viajou para a Líbia.

“Ele está atualmente na Líbia”, afirmou Imad Said Ahmed, da secretaria de imprensa da presidência. A informação foi confirmada pelo porta-voz do presidente, Fadel Mahjub.

Esta é a terceira viagem de Bashir desde a emissão da ordem de prisão, no dia 4 de março, todas realizadas esta semana. Na segunda-feira ele visitou a Eritreia e dois dias depois o Egito, onde se reuniu com o presidente Hosni Mubarak.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas