Gaudium news > Santa Sé divulga programa oficial da visita do Papa à Terra Santa

Santa Sé divulga programa oficial da visita do Papa à Terra Santa

Cidade do Vaticano (Quinta, 26-03-2009, Gaudium Press) O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, por meio de sua Sala de Imprensa, o programa oficial dos sete dias de visita do Papa Bento XVI à Terra Santa, mais especificamente Jordânia, Israel e os territórios palestinos. A viagem do Papa terá início no dia 8 de maio.

De acordo com o programa, no dia 8, uma sexta-feira, após a chegada no aeroporto de Amã, capital da Jordânia, Bento XVI celebrará uma cerimônia de boas-vindas e fará para uma visita de cortesia ao rei Abdullah II bin al-Hussein e sua esposa, a rainha Rania, no palácio real al-Husseinye.

No dia seguinte, Bento XVI conhecerá a basílica do Memorial do Monte Nebo, local de onde Moisés teria avistado a Terra Santa. Em seguida, irá a Mandaba benzer a primeira pedra da Universidade do Patriarcado latino.  Ainda nesse mesmo dia, irá à mesquita de Al-Hussein Bin-Talal, de Amã, onde o papa se encontrará com líderes religiosos muçulmanos, com o corpo diplomático e com os reitores das universidades jordanianas.

Na manhã de domingo, 10 de maio, o Papa presidirá a Santa Missa no Estádio Internacional de Amã, almoçará com os bispos no Vicariato Latino e, à tarde, irá ao Rio Jordão, onde, segundo o Evangelho, Jesus foi batizado por João Baptista.

No dia 11, segunda-feira, o Santo Padre chegará a Tel-Aviv e se dirigirá para Jerusalém, onde se encontrará com o presidente de Israel, Shimon Peres. Logo após o encontro, o Papa visitará o memorial ‘Yad Vashem’ para recordar as vítimas do Holocausto. Um encontro com organizações para o diálogo inter-religioso fecha as atividades do dia.

A manhã de terça-feira, 12 de maio, será dedicada também ao diálogo inter-religioso. O Santo Padre visitará a Mesquita de Omar, na Esplanada das Mesquitas, e se encontrará com o Grão-Mufti de Jerusalém. Logo após, Bento XVI irá ao Muro das Lamentações, outro momento marcante de sua viagem, antes de se encontrar com os Grão-Rabinos de Jerusalém no centro ‘Hechal Shlomo’. A tarde é dedicada a encontros e celebrações com a comunidade católica da Terra Santa.

Na quarta-feira, 13 de maio, Bento XVI irá a Belém, nos territórios palestinos, onde visitará a Igreja da Natividade, o hospital infantil da Cáritas e o campo de refugiados de Aida. Além disso, o Papa deverá ser recebido pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Abu Mazen.

No dia 14, quinta-feira, o Santo Padre irá a Nazaré, onde se encontrará com o primeiro-ministro israelense no Convento dos Franciscanos, e saudará os líderes religiosos da Galiléia. O papa visitará a Gruta da Anunciação e presidirá a celebração das vésperas com os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, movimentos eclesiais e agentes pastorais da Galiléia, na Basílica Superior da Anunciação, conforme prevê o programa vaticano.

A viagem apostólica do Papa à Terra Santa termina na sexta-feira, 15 de maio, em Jerusalém, com um encontro ecumênico, uma visita ao Santo Sepulcro e à Igreja Patriarcal Armênia Apostólica de São Tiago.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas