Gaudium news > Porto Alegre sediará Encontro da Pastoral Carcerária Católica do Rio Grande do Sul

Porto Alegre sediará Encontro da Pastoral Carcerária Católica do Rio Grande do Sul

Porto Alegre (Quarta-Feira, 21-09-2011, Gaudium Press) A cidade gaúcha de Porto Alegre sediará, entre os dias 23 e 25 de setembro, o Encontro Estadual da Pastoral Carcerária Católica do Rio Grande do Sul. O evento será realizado na Casa de Retiros Vila Betânia e a temática escolhida para a ocasião será: “Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida”, inspirada pelo evangelista João (Jo, 14,6).

De acordo com o coordenador da Pastoral na Macrorregião Sul e no estado do Rio Grande do Sul, Manoel da Silva, o encontro tem como objetivo apresentar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil e debater sobre a Pastoral Carcerária e suas prioridades, além de proporcionar uma partilha de experiências, com foco nas dificuldades e avanços da pastoral. O coordenador ainda salienta que o encontro também servirá para tratar da apresentação e aprovação do Estatuto da Pastoral Carcerária.

imagem pastoral carceraria.jpg

Segundo Manoel, durante o encontro na capital gaúcha também haverá um momento para uma exposição referente ao 13º Encontro Mundial da Pastoral Carcerária. O evento, que aconteceu em Yaundé, Camarões, entre 26 de agosto e 4 de setembro, foi profícuo de muitas reflexões e apresentações relacionadas ao trabalho desenvolvido pelas pastorais carcerárias do mundo inteiro.

A recente parceria entre a Pastoral Carcerária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe também estará em pauta no encontro. Os participantes discutirão sobre o funcionamento da parceria; a implantação das práticas restaurativas nos presídios do Rio Grande do Sul; e a necessidade da formação permanente dos agentes de pastoral.

O termo do acordo entre a Pastoral Carcerária e Susepe foi assinado no dia 15 de junho durante a visita do vice-governador do estado, Beto Grill, à Pastoral Carcerária, que contou com a presença do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. O acordo inédito visa à realização de cursos de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos para os agentes penitenciários (2011) e para os privados de liberdade (2012).
 
Pastoral Carcerária
A missão da Pastoral Carcerária é ser presença de Jesus Cristo e da Igreja Católica no cárcere e promover a valorização da dignidade humana e o seu objetivo principal é levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas privadas de liberdade e zelar para que os direitos humanos sejam garantidos no sistema prisional.

Entre todas as atividades da Pastoral, destacam-se as seguintes: visita as dependências prisionais: celas em geral, inclusão, celas de castigo, seguro, enfermaria etc; diálogo com a sociedade a fim de promover uma consciência coletiva comprometida com a vida e a dignidade da pessoa humana; participação em debates e de matérias na imprensa; apoio jurídico e social às famílias dos e presos; e acompanhamento de denúncias de violação de direitos humanos. (FB).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas