Gaudium news > Dioceses e Regiões Episcopais começam a receber os símbolos da JMJ

Dioceses e Regiões Episcopais começam a receber os símbolos da JMJ

São Paulo (Quarta-feira, 21-09-2011, Gaudium Press) Após ser introduzida oficialmente em território brasileiro em vistas à preparação da Jornada Mundial da Juventude 2013, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora já participaram de várias atividades na capital paulista.

Diante do marco zero da cidade, na praça da Sé, centenas de jovens participaram de um momento de oração com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude nesta terça-feira. O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer participou da atividade e convidou os fiéis para rezarem pela cidade e por todo país, apontando paras as seis direções apresentadas no marco zero, abençoando cada uma delas.

Além de pedir pelo Brasil, dom Odilo rezou pelos países dos cinco continentes. Ao apontar para a direção do Rio de Janeiro, o arcebispo fez uma oração especial pela realização da próxima JMJ em 2013. O cardeal também ressaltou o exemplo do apóstolo São Paulo e o Beato José de Anchieta, cujas imagens estão na praça da Sé.

Na Igreja da Boa Morte, os jovens das novas comunidades presentes na Arquidiocese passaram a noite em vigília. Na noite de segunda-feira, a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora deixaram a Catedral da Sé e percorreram as ruas do centro da cidade, passando pela Favela do Moinho e pela Cracolândia.

Pelas ruas centrais de São Paulo, nas proximidades da centenária Estação da Luz e que se tornou símbolo de degradação humana por conta dos usuários de entorpecentes, o símbolo da JMJ passou por uma rua tomada por centenas de usuários de crack espalhados pelas calçadas.

Enquanto um dos jovens conduzia um momento de oração, ouviu-se do meio dos usuários alguém que disse: “Jesus morreu na cruz por mim”.

Apesar de visivelmente alterados pelo efeito da droga, alguns acompanharam a oração do 5º mistério doloroso do Rosário, chegando a recitar a “Ave-Maria”. Em seguida, abriram espaço para que a Cruz continuasse sua caminhada.

A peregrinação dos símbolos da JMJ continua. No próximo dia 28, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estarão na Diocese de Santo Amaro, zona sul da capital paulista, visitando o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Aflitos.

Segundo Padre Anderson Guerra de Andrade, pároco do Santuário, “este será um momento para rezar pela santidade dos nossos jovens. Haverá momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento será com a Santa Missa às 19hs que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Figueiredo”.

Antes de seguir para Santo Amaro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estarão em Santana, zona norte da capital, visitando a Paróquia de Sant’Anna.

A chegada está programada para o dia 22 de setembro às 8hs quando haverá a cerimônia de acolhida. Ainda neste dia estão previstas duas celebrações eucarísticas, uma às 12hs e outra às 17h30 que será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a região Santana, Dom Joaquim Justino Carreira.

Haverá ainda Adoração ao Santíssimo Sacramento e às 16hs, os Arautos do Evangelho conduzirão um dos momento de oração.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas