Gaudium news > Bento XVI impõe o pálio ao novo arcebispo de Milão, Itália

Bento XVI impõe o pálio ao novo arcebispo de Milão, Itália

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 21-09-2011, Gaudium Press) De maneira geral, a imposição do pálio acontece na solenidade dos santos Pedro e Paulo no dia 29 de junho, na Basílica vaticana; mas hoje de manhã, excepcionalmente, o Papa o impôs ao novo arcebispo de Milão, o Cardeal Angelo Scola. Sua nomeação saiu justamente no final de junho passado.

A cerimônia aconteceu na Sala do Consistório do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. O Papa impôs pessoalmente o pálio ao Cardeal Scola, que guiará a maior diocese da Itália. Até agora o purpurado era patriarca de Veneza.

O pálio é uma faixa de lã que é entregue aos bispos metropolitanos. A cerimônia principal acontece sempre no Vaticano na Basílica de São Pedro no dia 29 de junho na festa dos santos Pedro e Paulo. Aqueles que não podem ir ao Vaticano recebem o pálio do núncio apostólico do próprio país. Por esse motivo a cerimônia de hoje demonstra grande apreço do Papa pelo novo arcebispo.

Biografia
O Cardeal Angelo Scola nasceu em Malgrate, Arquidiocese de Milão, em 7 de novembro de 1941, sendo ordenado sacerdote em 18 de julho de 1970. O novo arcebispo de Milão é doutor em Filosofia e Teologia, sendo que este último título adquiriu na Universidade de Friburgo, na Suíça.

Na Universidade de Friburgo, tornou-se, a partir de 1979, assistente pesquisador da cátedra de Filosofia política e depois, posteriormente, professor assistente em Teologia Moral. Em 1982, foi nomeado professor de Antropologia Teológica no Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, na Pontifícia Universidade Lateranense. Mais tarde foi encarregado também do ensino de Cristologia Contemporânea na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense.

O novo arcebispo de Milão colaborou com a Congregação para a Doutrina da Fé na qualidade de consultor de 1986 a 1991. Em 1987 participou como perito na 7ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a “Vocação e missão dos leigos”. Em 1991, foi nomeado consultor do Pontifício Conselho para os Operadores da Saúde. Cardeal Scola recebeu sua ordenação sacerdotal em 1991, mesmo ano em que tornou-se Bispo de Grosseto, na Itália.

Em 1994, foi nomeado membro da Congregação para o Clero, cargo que mantém até agora. Em julho de 1995 foi nomeado pelo Santo Padre reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e dois meses depois diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família. Desde junho de 1995, também é membro da Comissão Episcopal para a Educação Católica, a Escola e a Universidade da Conferência Episcopal Italiana.

Em 5 de janeiro de 2002, Dom Angelo foi nomeado patriarca de Veneza, arquidiocese que guiou até setembro passado. Em 28 de junho deste ano foi nomeado arcebispo de Milão. (AA).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas