Gaudium news > Papa recebe bispos recém-nomeados em Castel Gandolfo

Papa recebe bispos recém-nomeados em Castel Gandolfo

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 15-09-2011, Gaudium Press) “A importância do acolhimento dos carismas extraordinários e ordinários na missão do bispo” foi o tema do discurso do Papa Bento XVI feito hoje no encontro anual com os bispos recém-nomeados, participantes do curso promovido pela Congregação para os Bispos. O pontífice recebeu cerca de 120 bispos no Pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

No início de sua prédica aos prelados, o Santo Padre disse que o bispo “não é um homem só, mas Pastor e Bispo das nossas almas”, cujo objetivo e a missão é “fazer viver o sacerdócio dos fiéis”. E esta missão, destacou o Santo Padre, impõe a todo bispo “vigiar e operar para que os batizados possam crescer na graça e conforme os carismas que o Espírito Santo suscita em seus corações e na comunidade”.

Bento XVI recordou ainda em seu discurso a importância do Sacramento do Batismo: a “filiação divina que é a raíz e a fonte de todos os outros dons carismáticos”, destacou o pontífice e continou: “Sejam esses dons extraordinários ou simples e humildes, mas sempre dados gratuitamente para a edificação de todos”. Conforme o Santo Padre, é o bispo que “tem o dever de unificar e harmonizar a diversidade carismática na unidade eclesial, favorecendo a reciprocidade entre o sacerdócio batismal, porque nenhum carisma é dispensado do referimento e da submissão aos Pastores da Igreja”.

O curso para os bispos recém-nomeados acontece todos os anos no início do mês de setembro, no Vaticano, e reúne todos os bispos do mundo que durante o ano foram nomeados e ordenados.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas