Gaudium news > Deficientes terão atendimento especial durante a Jornada Mundial da Juventude

Deficientes terão atendimento especial durante a Jornada Mundial da Juventude

Madri (Quarta-feira, 17-08-2011, Gaudium Press) Mais de quatro mil pessoas portadoras de deficiência estão participando da 26ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Madri. Segundo a organização do evento foram criados espaços especialmente desenvolvidos para elas que estão adaptados para atender às suas necessidades.

No Parque de El Retiro foi instalada a “Tenda da Deficiência”, que surge sob o tema: ‘disCAPACITADOS EN EL AMOR’e que pretende “aproximar os jovens do mundo à realidade da deficiência e ao voluntariado com pessoas com deficiência”, apresentando também o trabalho de dez organizações da Igreja neste campo.

Os responsáveis falam na intenção de criar uma Jornada “para todos os jovens” e sensibilizar a todos para a necessidade do voluntariado no campo da deficiência.

O espaço foi desenhado por um casal de arquitetos, que procurou eliminar qualquer tipo de barreiras para as pessoas que sejam portadoras de qualquer tipo de limitação.

Junto da tenda estão expostas as 25 fotografias do concurso “Con outra mirada”, no qual os jovens apresentam imagens ligadas ao tema da deficiência na vida da Igreja.

María José González, responsável por este setor na organização da JMJ, adianta que “estes jovens vão ter lugares prioritários e adaptados nos principais eventos” da iniciativa, sublinhando que o Papa Bento XVI quis “ter um encontro com uma representação” dos jovens portadores de deficiências, marcado para a Fundação Instituto San José no sábado.

Um desses jovens estará no almoço que vai juntar o Papa com 12 jovens dos cinco continentes, esta sexta-feira, na Nunciatura de Madri.

Nos principais momentos da JMJ, como o encontro com Bento XVI na Praça de Cibeles ou a vigília no aeródromo de Cuatro Vientos, vão ser colocados monitores gigantes com legendas e a ajuda de tradutores em linguagem gestual.

A organização preparou um serviço de SMS (mensagens de texto) para pessoas com incapacidade auditiva e um número próprio para qualquer incidente que envolva jovens em cadeiras de rodas, para além do apoio direto oferecido por 600 voluntários.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas