Gaudium news > Internos da Fundação Instituto São José recebem a visita de Bento XVI

Internos da Fundação Instituto São José recebem a visita de Bento XVI

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-08-2011, Gaudium Press) “A nossa sociedade – onde demasiadas vezes se põe em dúvida a dignidade inestimável da vida, de cada vida – precisa de vós: vós contribuís decididamente para edificar a civilização do amor. Mais ainda, sois protagonistas desta civilização”, disse o Papa Bento XVI no encontro na Fundação “Instituto São José” de Madri com os jovens deficientes.

Antes de ir à vigília de oração com os jovens no aeroporto militar “Cuatro Vientos” de Madri, o Santo Padre quis encontrar os jovens que vivem no instituto administrado pela Ordem Hospitaleira de São João de Deus que assiste pessoas com deficiências físicas e psíquicas. Ali Bento XVI recordou o valor do sofrimento.

Segundo o Papa “a juventude é a idade em que a vida se revela à pessia em toda a riqueza e plenitude das suas potencialidades, incitando à busca de metas mais altas que dêem sentido à mesma”. Para ele, o sofrimento na vida dos jovens expressa a grandeza a que é chamado o homem: compadecer-se e acompanhar quem sofre. O Papa explica que “quem leva a dor e o sofrimento na própria vida é ‘protagonista’ da cultura do amor na sociedade que não consegue aceitar o sofrimento”.

Bento XVI, com visível afeto e ternura, cumprimentou alguns jovens pacientes do Instituto. A Fundação “Instituto São José” de Madri foi construída em 1899 pelo Marquês de Vallejo e por São Bento Menni, religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus que hoje continua a sua obra. Presta assistência especializada a pessoas com deficiências físicas ou mentais, em particular epiléticos. O grande complexo do Instituto compreende dez pavilhões com aproximadamente 400 leitos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas