Gaudium news > São João de Ávila será proclamado Doutor da Igreja

São João de Ávila será proclamado Doutor da Igreja

juan de avila.jpg
São João de Ávila

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-08-2011, Gaudium Press) “Com grande alegria” e surpresa para todos o Papa anunciou no fim da missa com os seminaristas na Catedral de Santa María La Real de la Almudena de Madri, que vai declarar São João de Ávila “Doutor da Igreja Universal”, com os votos que a “a palavra e o exemplo deste exímio Pastor ilumine os sacerdotes e aqueles que se preparam com alegria a receber um dia a Sagrada Ordenação”. O sacerdote espanhol do século XVII é um dos dez atuais patronos da Jornada Mundial da Juventude.

“Convido todos – disse o Papa – a dirigir o olhar para ele, e recomendo à sua intercessão os bispos da Espanha e do mundo todo, assim como os sacerdotes e seminaristas, para que, perseverando na mesma fé da qual ele foi mestre, plasmem os seus corações segundo os sentimentos de Jesus Cristo, o Bom Pastor, ao qual seja glória e honra nos séculos dos séculos.”

São João de Ávila nasceu em Almodovar del Campo na Espanha em 1500 e morreu em Montilla em 10 de maio de 1569. Foi famoso por suas cartas sobre a situação dos sacerdotes no Concílio de Trento. Foi canonizado pelo Papa Paulo VI e declarado pela Conferência Episcopal espanhola patrono dos sacerdotes diocesanos.

Além de São João de Ávila, para a JMJ foram escolhidos outros nove patronos: Santo Isidro o Agricultor e sua mulher Santa Maria de la Cabeza; Santa Teresa de Àvila; Santo Inácio de Loyola; São Francisco Savério, São João da Cruz; Santa Rosa de Lima; São Rafael Arnaiz e o Beato João Paulo II.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas