Gaudium news > “Feira Vocacional” da JMJ Madri 2011 desperta atenção de meio de comunicação espanhol

“Feira Vocacional” da JMJ Madri 2011 desperta atenção de meio de comunicação espanhol

Madri (Sexta-feira, 19-08-2011, Gaudium Press) Cobrindo a JMJ pela emissora Radio y Televisión Espanõla (RTVE), a jornalista Charo Sánchez visitou o Paseo dos Coches para ver de perto a “Feira Vocacional”, evento que faz parte da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011. A jornalista se interessou pelos carismas apresentados pelo estandes que estão ali situados e, em uma matéria para sua emissora, falou um pouco do que viu no evento, afirmando, entre outras coisas, que a “América Latina e Ásia se perfilam como um canteiro privilegiado para o surgimento de novas comunidades religiosas”.

view 2.jpeg
Religiosos caminham no Parque do Retiro, em Madri

Segundo a jornalista, neste sentido, o Brasil ocupa um lugar de destaque. “O Brasil, pouco a pouco, está se convertendo no epicentro de um grande número de congregações que estão se expandindo por todo o continente e pelo mundo com grande rapidez” Nesta edição da feira estão presentes, procedentes deste país, a Fraternidade Arca de Maria e os Arautos do Evangelho, duas instituições constituídas muito recentemente e que se mostram muito satisfeitas com o grande número de seguidores que tem em todo o mundo”.

À repórter da RTVE surpreendeu o hábito que portam os Arautos: “Estes últimos, ademais, acrescentam um colorido especial da feira por sua chamativa vestimenta que recorda mais as antigas ordens militares do que os hábitos religiosos. Conforme um dos irmãos que atende no estande, continuou a jornalista, tal peculiaridade se deve ao fato de que o “fundador da ordem foi antes militar e quis conjugar a religiosidade e o distintivo militar no vestir”.

Sánchez destacou também a presença das irmãs Missionárias da Caridade, ordem fundada pela Madre Teresa de Calcuta, que, segundo ela, é sem dúvida “um dos estandes que reúne o maior número de visitantes. A jornalista salientou ainda a presença de uma ordem religiosa da Noruega, país que recentemente foi palco de um cruel atentado. Trata-se de “Tautra Mariakloster”, uma instituição que é formada por apenas nove monjas, entre elas duas noviças, que vivem reclusas em uma casa de oração.

A “Feira Vocacional” contem cerca de 80 estandes, onde diferentes ordens religiosas, movimentos eclesiais, associações de fiéis e outras entidades eclesiais apresentam aos centenas de milhares de peregrinos chegados à capital espanhola seus carismas, seu apostolado e suas realizações.

view.jpeg
Os hábitos do irmãos dos Arautos do Evangelho chamaram atenção da jornalista da RTVE

Estão presentes nos parque, Las Hermanitas dos Pobres, os Salesianos, os Jesuítas, as Escravas do Sagrado Coração, as Religiosas de São José de Gerona, as Irmãs da Caridade de Madre Teresa, as Obras Missionárias Pontifícias, a Ajuda À Igreja que Sofre, Comunhão e Liberação, a Fraternidade Arca de Maria e os Arautos do Evangelho. Obras bem diversas, que em jornadas de 12 horas e até mais não cessam de atender especialmente os jovens que indagam, entre curiosos e interessados, pelo caminho da santidade e do apostolado que Deus estabeleceu em cada uma de suas comunidades.

A “Feira Vocacional” termina a entrada do que se chama a “Festa do Perdão”, recinto onde se localizam 200 confessionários, dispostos para oferecer a confissão aos peregrinos.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas