Gaudium news > Colégio de Consultores escolhe novo administrador para Arquidiocese de Teresina

Colégio de Consultores escolhe novo administrador para Arquidiocese de Teresina

caminhada5.jpg
Padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese de Teresina

Teresina (Sexta-feira, 12-08-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese de Teresina, no Piauí, já escolheu quem guiará a circunscrição episcopal até o Papa Bento XVI nomear um novo arcebispo para o município. Será o vigário geral, Padre Tony Batista, que foi eleito na última segunda-feira, 8, por unanimidade pelo Colégio de Consultores, formado por outros seis padres.

Segundo informações do Regional Nordeste 4 (que abrange o estado do Piauí), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o novo administrador arquidiocesano será acolhido pela Igreja local na próxima quarta-feira, 17, com uma cerimônia eucarística na capela do Centro Pastoral Paulo VI, que contará com a presença de coordenadores pastorais e de movimentos.

A Arquidiocese de Teresina está vacante desde o dia 15 de junho quando o então arcebispo Dom Sérgio da Rocha foi nomeado para assumir a Arquidiocese de Brasília. O Código de Direito Canônico prevê que, nesta situação, um Colégio de Consultores se reúna e escolha algum sacerdote para comandar interinamente a circunscrição eclesial.

O administrador arquidiocesano tem como objetivo somente preparar a arquidiocese para a chegada do novo arcebispo nomeado pelo Santo Padre. Conforme o Regional Nordeste 4, todas as circunscrições eclesiais têm um Colégio de Consultores para estabelecer quem será este administrador, seguindo normas estabelecidas pelo Código de Direito Canônico e por um estatuto particular.

Com informações do Regional Nordeste 4 da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas