Gaudium news > Papa volta a oferecer ajuda à região do “Chifre da África”

Papa volta a oferecer ajuda à região do “Chifre da África”

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12-08-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI irá fornecer novamente apoio à população da região do “Chifre da África”, declarou hoje secretário do Pontifício “Cor Unum Dom Giampietro Dal Toso, em um entrevista concedida ao jornal vaticano L’Ossevatore Romano. A região, formada por Somália, Etópia, Djbuti e Quênia, vem sendo assolada pela fome e pela seca nos últimos tempos.

2011-08-08T202729Z_2101364626_GM1E7890CHY01_RTRMADP_3_EAST-AFRICA-DROUGHT.JPG
Contribuição do Papa será distribuída aos necessitados através das arquidioceses das regiões afetadas pela seca

“Depois de uma primeira ajuda para a Somália, nestes dias foi enviada uma [segunda] ajuda em seu nome através do Pontifício Cor Unum à cinco dioceses do Quênia e à seis dioceses da Etiópia que estão enfrentando a emergência humanitária com os poucos meios que têm à disposição”, afirmou o prelado.

A contribuição oferecida pelo Santo Padre, assim como aquelas que chegam dos fiéis do mundo todo através da Cáritas Internacional, será distribuída aos necessitados pelas dioceses africanas. Neste sentido, Dom Dal Toso destacou que a Igreja Católica está presente de maneira permanente nas regiões atingidas pela forte seca e pela fome, assim como em toda a África.

Um dos primeiros a se manifestar sobre a tragédia da seca na Somália e nos outros países da região africana foi o Santo Padre. Na cerimônia do Ângelus do dia 17 de julho, após recitar a oração mariana, o pontífice fez um apelo à comunidade internacional, pedindo “solidariedade e uma concreta ajuda de todas as pessoas de boa vontade”.

O Santo Padre também foi um dos primeiros a enviar ajuda à região. No dia 15 de julho deste ano, dois dias antes de seu pronunciamento no Ângelus, o pontífice disponibilizou 50 mil euros ao bispo de Gibuti e administrador de Mogadíscio, capital da Somália, Dom Giorgio Bertin, através do Pontifício Conselho “Cor Unum”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas