Gaudium news > Participantes da JMJ Madri 2011 receberão indulgência plenária, anuncia a Penitenciaria Apostólica

Participantes da JMJ Madri 2011 receberão indulgência plenária, anuncia a Penitenciaria Apostólica

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 11-08-2011, Gaudium Press) A Penitenciaria Apostólica publicou hoje decreto no qual estabelece que todos os fiéis que “em espírito de peregrinação” forem a Madri para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) receberão a indulgência plenária, ou seja, a remissão da pena temporal devida aos pecados.

IMG_7298.jpg
Jovens que não forem a Madri também poderão conseguir a indulgência, mas esta será apenas parcial

Para obtê-las, conforme o mais forte tribunal da Cúria Romana, o peregrino deverá confessar-se e mostrar um verdadeiro arrependimento; receber a Santa Comunhão e rezar verdadeiramente segundo as intenções do Papa; além de participar em “alguma função sagrada ou de um exercício piedoso durante a JMJ Madri 2011.

A Peninteciaria estipula ainda que também poderão conseguir a indulgência aqueles que não forem à Madri, bastando que estes, onde quer que estejam, rezem “pelos propósitos espirituais deste encontro e pelo seu êxito feliz.” Neste caso, a indulgência obtida não será a plenária, mas sim a parcial.

O dom da indulgência plenária sob o pontificado de Bento XVI já se tornou um hábito.  Por exemplo, em todas as JMJs ocorridas durante o tempo em que o pontífice comanda a Igreja de Pedro, ou seja, na JMJ de Colônia, na Alemanha, em 2005, e na JMJ em Sidney, na Austrália, em 2008, a remissão da pena temporal foi concendida aos participantes.

O decreto da Penitenciaria Apostólica foi assinado pelo Penitenciário-Mor, o Cardeal Fortunato Baldelli e pelo regente, Dom Gianfranco Girotti.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas