Gaudium news > "Bach é um esplêndido ‘arquiteto da música’ ", diz Bento XVI no concerto em Castel Gandolfo

"Bach é um esplêndido ‘arquiteto da música’ ", diz Bento XVI no concerto em Castel Gandolfo

Castel Gandolfo (Quarta-feira, 10-08-2011, Gaudium Press) Meditação, oração, trabalho nos livros, mas também audição de música. São, em síntese, as atividades do Papa Bento XVI no período de verão em Castel Gandolfo. Ontem à tarde, novamente no pátio do Palácio Apostólico, soou de novo a música clássica de Bach e Vivaldi. A ocasião foi o aniversário de sacerdócio do Santo Padre e de seu irmão, Mons. Georg Ratzinger, celebrado no último dia 29 de junho. Os intérpretes foram o conjunto de música clássica New Seasons sob a direção do maestro Albrecht Mayer e a solista, violinista, Arabella Steinbacher.

Captura_de_tela-1.png
Os ilustres aniversariantes sentaram-se lado a lado, no centro, diante
dos artistas e com visível interesse ouviram todo o programa do
concerto

Após assistir à apresentação de quatro peças de Bach, o Papa Bento XVI fez um breve discurso, no qual falou sobre o compositor alemão. “Bach tinha uma concepção profundamente religiosa da arte: honrar Deus e recriar o espírito do homem. Ouvir sua música remonta quase ao som do correr de um córrego, ou até mesmo a uma grande construção arquitetônica na qual tudo é harmoniosamente estruturado, quase como se tentasse reproduzir aquela perfeita harmonia que Deus imprimiu na sua criação”, disse.

Segundo o pontífice, Bach foi um esplêndido “arquiteto da música”, com um uso inigualável do contraponto, “um arquiteto guiado por um tenaz ‘ésprit de géometrie’ [em francês, espírito de geometria], símbolo de ordem e de sabedoria, reflexo de Deus e assim a racionalidade pura torna-se música no sentido mais elevado e puro, beleza resplandecente”, destacou o Santo Padre.

A atmosfera dos concertos em Castel Gandolfo é muito especial porque acontecem ao ar livre e em um clima muito privado. São convidadas poucas pessoas. Para garantir a segurança e a privacidade as portas da entrada do pátio são fechadas. O concerto de ontem foi o segundo deste verão, sempre para celebrar o 60° aniversário da ordenação sacerdotal do Santo Padre, mas foi particular pelo fato que foi oferecido também a seu irmão Georg.

Os ilustres aniversariantes sentaram-se lado a lado, no centro, diante dos artistas e com visível interesse ouviram todo o programa do concerto. Após o término do concerto e de proferir o seu discurso, o Santo Padre cumprimentou e falou pessoalmente com todos os artistas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas