Gaudium news > Missão da Igreja Católica minimiza ações da seca na África

Missão da Igreja Católica minimiza ações da seca na África

Nairóbi (Quarta-feira, 10-08-2011, Gaudium Press) Um árduo trabalho, mas que tem ajudado muitas vítimas da seca que atinge algumas regiões africanas. Nas proximidades do Lago Turkana em Illeret, localizado a 900 km ao norte de Nairóbi, Quênia, está instalada uma missão católica dirigida pelos padres beneditinos.

2011-08-08T201546Z_580032897_GM1E7890BWA01_RTRMADP_3_EAST-AFRICA-DROUGHT.JPG
Na região mais árida do Quênia, os beneditinos
estão fornecendo alimento, especialmente carne, a vários centros
religiosos em Nairóbi

Nesta que é considerada a região mais árida do Quênia, os beneditinos estão fornecendo alimento, especialmente carne, a vários centros religiosos em Nairóbi e na área central do país.

Segundo informações da Conferência Episcopal Queniana, a Igreja de Marsabit adquiriu uma grande quantidade de bovinos, comprados dos criadores da região com o objetivo de ajuda-los a reduzir as perdas do patrimônio de gado. Esta atitude foi, posteriormente, adotada também pelo governo local.

Enfrentando as dificuldades do local, como as estradas sem asfalto, clima desértico e fortes tensões tribais, os beneditinos conseguiram finalizar um projeto que previa a irrigação de toda a área. Segundo a nota da Conferência Episcopal, a diocese de Marsabit instalou às margens do Lago Turkana, uma bomba acionada pela ação do vento sendo responsável em levar a água do lago até a Missão de Illeret, numa distância de três quilômetros.

Graças a este trabalho, uma ampla área desértica se transformou num pasto verde onde está o gado comprado pelos beneditinos podendo assim, enfrentar a emergência provoada pela seca.

Os 60 mil litros de água armazenados na missão também são utilizados na cultura de algumas plantas que são resistentes à forte alcalinidade da água do lago.

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas