Gaudium news > Bispo da Prelazia do Xingu se reúne com o presidente Lula para falar sobre projeto de hidrelétrica

Bispo da Prelazia do Xingu se reúne com o presidente Lula para falar sobre projeto de hidrelétrica

Brasília (Segunda, 23-03-2009, Gaudium Press) O bispo da Prelazia do Xingu e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Krätler, foi recebido, na última quinta-feira, dia 19, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles conversaram sobre o projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, próximo da cidade de Altamira (Pará).

Durante a reunião, dom Krätler advertiu o presidente sobre os possíveis danos sócio-ambientais que poderão ocorrer caso a obra seja executada da forma como está prevista. Segundo o religioso, os técnicos da Eletrobrás e da Eletronorte, as empresas envolvidas na construção da hidrelétrica, só apresentaram para as comunidades aspectos positivos da obra.

Na opinião de dom Krätler, os técnicos omitiram detalhes relevantes, como eventuais impactos negativos, o alagamento de territórios indígenas e de comunidades ribeirinhas e o aumento migratório para as cidades da região sem infra-estrutura adequada. O presidente do Cimi pediu a Lula que as comunidades indígenas e ribeirinhas fossem ouvidas a respeito da obra.

De acordo com o bispo da Prelazia do Xingu, o presidente da República teria se comprometido a receber um grupo de moradores da região e ouvir as comunidades locais sobre os impactos que a obra poderá trazer à região. A reunião deverá ser realizada no Pará ou em Brasília, ainda sem data definida.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas