Gaudium news > Novos conflitos tribais deixam mais de 20 mortos em Darfur

Novos conflitos tribais deixam mais de 20 mortos em Darfur

Sudão (Segunda, 23-03-2009, Gaudium Press) Pelo menos 26 pessoas morreram em confrontos entre duas importantes tribos de Darfur, região à qual rebeldes separatistas reivindicam independência desde 2003 com atentados e ataques. As duas tribos disputam o controle de um território do oeste do Sudão.

“Os combates causaram 26 mortes e quatro feridos em nosso grupo”, declarou à imprensa o líder dos Habaniya, uma das tribos envolvidas no confronto, Jaafar Ali al-Ghali. Segundo ele, o confronto com a tribo Fellata aconteceu no sábado.

O jornal oficial Al Ray al-Aam informou um balanço neste domingo de 34 mortos e nove feridos.

“Temos informações sobre combates em Darfur Sul entre os Habaniya e os Fellata por um litígio territorial”, declarou Ahmed Salah, porta-voz da Força de Manutenção da Paz ONU-União Africana em Darfur (MINUAD).

Os Habaniya são nômades árabes, aliados tradicionais do governo central de Cartum (capital sudanesa), e os Fellata são nômades descendentes de africanos que, no passado, estiveram envolvidos com milícias árabes.
As duas tribos são muçulmanas e vivem próximas, 100 quilômetros ao sul de Niala, a capital de Darfur Sul.

A região de Darfur é cenário de uma sangrenta guerra civil que já deixou mais de 300 mil mortos desde 2003, segundo a ONU, e 10.000, segundo o governo sudanês.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas