Gaudium news > Criado fundo de emergência para a África

Criado fundo de emergência para a África

Quênia (Segunda-feira, 08-08-2011, Gaudium Press) Foi criado, em caráter de urgência, pela Conferência Episcopal do Quênia, um fundo para ajudar as vítimas da seca na região do Chifre da África. O “Catholic Charity Emergency Fund” vai concentrar suas ações na arrecadação de alimentos nas paróquias, dioceses e outras estruturas da Igreja.

Aproximadamente 13 milhões de pessoas na Somália, Etiópia, Quênia, Djibouti e outros países desta região, estão sendo diretamente afetadas pela pior seca dos últimos 60 anos.

2011-08-07T163309Z_76704579_GM1E78801QC01_RTRMADP_3_SOMALIA-FAMINE.JPG
Quênia também sofre duramente a crise alimentar

Em um comunicado distribuído à imprensa internacional, a Conferência Episcopal afirma que “estamos todos profundamente preocupados com a crise provocada pela seca e o sofrimento de tantos quenianos. A nossa preocupação dirige-se a milhões de pessoas indefesas que correm o risco de morrer de fome e às muitas comunidades que perderam os seus meios de subsistência”.

Embora a situação mais dramática seja a da Somália, o Quênia também sofre duramente a crise alimentar, tanto por receber no seu território centenas de milhares de somalis em fuga como pelas consequências da seca que atingiu diversas áreas do seu território.

A escassez de chuvas que se prolonga desde 2010, provocou “a carência de alimentos, o forte aumento dos preços dos gêneros alimentícios, a falta de água, migrações e conflitos; desnutrição, abandono escolar de crianças e perda de bovinos”, informa o comunicado.

A atual crise requer a cooperação urgente da comunidade internacional, advertiu hoje, em comunicado a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

A entidade pediu ações “de forma imediata, para salvar as vidas e os meios de subsistência de milhões de camponeses e criadores de gado no Corno da África, abalado pela seca”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas