Gaudium news > Igreja do México comemora 9 anos de canonização de São Juan Diego Cuautlatoatzin

Igreja do México comemora 9 anos de canonização de São Juan Diego Cuautlatoatzin

San Juan Diego.jpeg
San Juan Diego Cuautlatoatzin

Cidade do México (Segunda-feira, 01-08-2011, Gaudium Press) No dia 31 de julho de 2002, o hoje beato João Paulo II canonizou em uma Santa Missa, que teve lugar na Basílica de Guadalupe, Cidade do México, Juan Diego Cuautlatoatzin. Para comemorar esta data, ontem, o arcebispo da capital mexicana, Cardeal Dom Norberto Rivera Carrera, presidiu uma solene Eucaristia no templo guadalupino. Diversos bispos e integrantes do cabido de Guadalupe estiveram presentes.

Durante sua homilia o purpurado destacou que São Juan Diego Cuautlatoatzin foi “um homem que manifestou a face do imenso amor de Deus, este verdadeiríssimo Deus que se entrega totalmente a seu povo e satisfaz todas as suas necessidades, tanto físicas como espirituais”.

Dom Norberto também salientou o grande exemplo de generosidade que o santo mexicano refletiu ao aproximar-se de Santa Maria de Guadalupe. “Ele quis uma casinha sagrada para permanecer conosco através de sua Mãe Santíssima, Santa Maria de Guadalupe […]”. Com esse gesto, segundo o cardeal, “São Juan Diego nos ensina a cuidar do próximo com ternura e com amor, assim como cuidou de seu tio ancião”.

Passando da vida de San Juan Diego para os dias atuais, o arcebispo da Cidade do México, afirmou que, com sua humildade e paciência, San Juan “nos fortalece na fé e na esperança e nos ensina que além dos bens materiais, o que nos dá pleno sentido a nossa vida são os bens eternos, como ele os viveu, pois deixou tudo para cuida deste templo de Santa Maria de Guadalupe”.

Ao concluir a homilia, cardeal Rivera expressou seu agradecimento a São Juan Diego, que com seu testemunho de vida “nos ensina a entregar nossas vidas às mãos de Deus, por meio de Santa Maria de Guadalupe, a fim de construir juntos esta civilização da Vida, a civilização do amor”.

Na celebração eucarística presidida por Dom Norberto também esteve presente o postulador do Processo de Canonização do santo mexicano, reitor do Instituto Superior de Estudos Guadalupinos, Padre Eduardo Chávez. Após a cerimônia, o sacerdote concedeu uma entrevista ao Sistema Informativo da Arquidiocese do México (Siame) no qual disse que com o passar do tempo “pôde comprovar como a Virgem de Guadalupe segue utilizando a São Juan Diego para difundir sua mensagem de amor para todo o mundo”.

Com informações do Siame.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas