Gaudium news > No Ângelus, Papa cita Rei Salomão e diz que fiéis devem sempre buscar o “Reino dos Céus”

No Ângelus, Papa cita Rei Salomão e diz que fiéis devem sempre buscar o “Reino dos Céus”

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 25-07-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI exortou neste domingo todos os cristãos a serem “reis” de si. Em seu discurso prévio à recitação mariana do Ângelus, ao recordar a figura do Rei Salomão, monarca que conduziu o povo de Israel e que pediu a Deus, em visão,”um coração dócil, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal”, o Santo Padre afirmou que o homem também pode buscar o Reino dos Céus através da docilidade.

2011-07-24T114908Z_829880078_GM1E77O1J8Y01_RTRMADP_3_POPE.JPG
Papa acredita que o exemplo de Salomão deve ser ainda mais premente para os responsáveis pelas grandes decisões

“Cada um de nós tem uma consciência para a qual ser, em certo sentido, ‘rei’, isto é, para exercitar a grande dignidade humana de agir segundo a reta consciência, fazendo o bem e evitando o mal. A consciência moral pressupõe a capacidade de escutar a voz da verdade, de ser dócil às suas indicações”, ponderou o Papa.

Segundo o pontífice, na vida do homem “a coisa mais importante” é o esforço para alcançar o Reino dos céus. Esse é um convite e, ao mesmo tempo, “um compromisso nosso” a ser recordado em todas as circunstâncias da vida, durante o trabalho, durante a oração e nos momentos de repouso, pede Bento XVI.

E é aos políticos e responsáveis pelas grandes decisões que regem o coletivo, acredita o Papa, que o exemplo de Salomão deve ser ainda mais premente. “As pessoas chamadas a tarefas de governo têm naturalmente uma responsabilidade ulterior, e, portanto – como ensina Salomão -, têm ainda mais necessidade da ajuda de Deus. Mas a cada um cabe fazer a sua parte, na situação concreta em que se encontra.”

Noruega

Após a oração mariana, novamente recitada da sacada do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo aos fiéis reunidos no pátio da residência pontifícia, o Papa recordou os ataques terroristas ocorridos dois dias antes na Noruega.

“Mais uma vez, infelizmente, chegam notícias de morte e de violência. Todos sentimos um grande pesar pelos graves atos terroristas ocorridos sexta-feira na Noruega. Rezemos pelas vítimas, pelos feridos e por seus entes queridos. A todos repito, mais uma vez, o veemente apelo a abandonarem para sempre o caminho do ódio e a fugirem das lógicas do mal.”

O pontífice expressou a sua proximidade à população norueguesa atingida “pela insensata violência dos atentados” também em uma mensagem de pesar enviada ao rei da Noruega Harald V (ver matéria).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas