Gaudium news > A cidade bávara de Traunstein batiza uma de suas praças de "Papa Bento XVI"

A cidade bávara de Traunstein batiza uma de suas praças de "Papa Bento XVI"

report_46914__platz.jpg
Praça “Papst Benedikt XVI Platz”, em alemão, Praça Papa Bento XVI

Roma (Segunda-feira, 11-07-2011, Gaudium Press) “Papst Benedikt XVI Platz” (Praça Papa Bento XVI) é agora o nome de uma das praças da cidade de Traunstein, na Bavária alemã. No local, no dia 8 de julho de 1951, Joseph Ratzinger celebrava na igreja paroquial de Santo Osvaldo a “Primiz”, a primeira missa do presbítero recém-ordenado.

Segundo o Osservatore Romano, cerca de cem pessoas acompanharam o descerramento da placa, azul, no local. Durante a cerimônia, o prefeito Manfred Kösterke lembrou as palavras com as quais o próprio pontífice evocou aquele dia em seu livro “De minha vida. Recordações, 1927-1977”:

“A alegria que envolvia quase em modo palpável a igreja envolveu todos na ação sagrada, na forma vivíssima de uma participação ativa que não tinha necessidade de uma particular operosidade exterior”.

O pároco da igreja, Georg Lindl, disse que a iniciativa é “o reconhecimento de um homem que vem do nosso ambiente e contemporaneamente um sinal do fato de que a religião tem um lugar na vida pública. A mensagem cristã passa pelas casas e pelas praças: é para o mundo. A Igreja trairia a si mesma se se retirasse do ambiente público”.

Na cerimônia estava presente também Rupert Berger, ordenado sacerdote junto aos irmãos Ratzinger na Catedral de Frisinga no dia 29 de junho de 1951.

Em 2006 foi conferida ao Santo Padre a cidadania honorária de Traustein. Depois, no ano seguinte, foi inaugurado em uma das principais ruas da cidade um busto que representava o pontífice.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas