Gaudium news > Bispos colombianos encerram sua 91ª Assembleia Plenária com mensagem para novos mandatários do país

Bispos colombianos encerram sua 91ª Assembleia Plenária com mensagem para novos mandatários do país

Bogotá (Segunda-feira, 11-07-2011, Gaudium Press) Através de uma mensagem dirigida ao povo colombiano em razão das eleições locais de prefeitos, governadores, conselhos municipais e departamentais que acontecerão em outubro na Colômbia, os bispos do país fizeram um chamado para que os planos e programas dos novos governos apresentem efetivamente propostas que resolvam os conflitos na sociedade e favoreçam a construção da paz nacional. A mensagem foi apresentada na sexta-feira passada, 08, no desfecho da 91ª Assembleia Plenária do episcopado colombiano.

view.jpeg
Bispos colombianos em Assembleia Plenária/ Foto: CEC

Na missiva, os prelados também versaram a respeito de vários desafios apresentados pela situação atual do país e pediram para que estes fossem levados em conta no processo eleitoral vindouro. Os bispos recordaram que o país, apesar do conflito armado que ainda persiste, “vive momentos de esperança através de iniciativas que buscam solucionar a situação humanitária que há décadas têm vivido as vítimas do conflito” e convidam as autoridades locais que serão eleitas a terem um papel decisivo no cumprimento das leis “para que se restabeleça a justiça gravemente lesada pelo conflito”.

Os bispos exortaram ainda as autoridades e a sociedade em geral para que a campanha eleitoral se desenvolva “em um clima de respeito, diálogo, debate de propostas”; consiga que os planos apresentem efetivamente propostas “que resolvam os conflitos existentes na sociedade”; “proteja o sistema democrático”; exija as diversas facções ilegais armadas “o respeito por cada cidadão para que exerçam livremente seu direito a participar nas eleições”; fortaleça a transparência do processo eleitoral e exija ao candidatos a “apresentação, com honestidade e clareza, de seus programas de governo”.

Os representantes da Conferencia Episcopal Colombiana (CEC) afirmaram também que farão a sua parte e apoiarão a opinião pública no sentido de que se favoreça “a transparência frente a corrupção; a verdade diante da mentira; a liberdade e a democracia ante à manipulação e à utilização do Estado ao serviço dos interesses particulares”.

Por fim, os prelados convidaram todos a rezar pelo país, “para que faça realidade o Plano de Deus”, com apátria “a partir do reconhecimento, da salvaguarda e da proteção (…) da dignidade de cada ser humano e a consolidação da justiça, da fraternidade e da solidariedade para alcançar entre todos a paz tão almejada”.

Com informações da Conferência Episcopal Colombiana (CEC).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas