Gaudium news > Bento XVI conclui sua visita a Camarões e segue para Angola

Bento XVI conclui sua visita a Camarões e segue para Angola

Camarões (Sexta, 20-03-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI encerrou na manhã desta sexta-feira sua visita apostólica a Camarões. Agora, o Pontífice parte para Angola, segunda etapa de sua primeira viagem à África. Antes de deixar Yaoundé, entretanto, o Pontífice discursou às autoridades, religiosos e civis que foram se despedir no aeroporto da capital camaronense.

“Que Deus abençoe este maravilhoso país, que é uma África em miniatura, que é uma terra de promessas e uma terra de beleza radiante”, afirmou o Papa no aeroporto, ao lado do presidente camaronês, Paul Biya.

O Sumo Pontífice agradeceu aos camaroneses pela recepção “generosa” (veja, mais abaixo, íntegra do último discurso de Bento XVI em Camarões).

Telegramas oficiais

Após deixar Camarões, durante o voo em direção à Angola, em que sobrevoou os espaços aéreos da Guiné Equatorial, Gabão, República do Congo e República Democrática do Congo, o Papa pediu que fossem enviados telegramas oficiais de bênçãos.

Íntegra do discurso de despedida de Bento XVI:

“Senhor presidente,
Honoráveis representantes das Autoridades Civis,
Venerado cardeal Tumi,
Caros Irmãos no Episcopado,
Caros Irmãos e Irmãs,

Enquanto me preparo para deixar Camarões, tendo cumprido a primeira fase da minha visita apostólica na África, desejo agradecer a todos vocês pela generosa acolhida que me reservaram nestes dias. O calor do sol africano encontrou o seu reflexo no calor da hospitalidade que me foi oferecida. Agradeço o presidente e os membros do Governo pelo cortês acolhimento. Agradeço os meus Irmãos no Episcopado e todos os fiéis católicos que durante as liturgias vividas em conjunto deram um exemplo muito sugestivo de um culto alegre e exuberante. Estou contente também por membros de outras comunidades eclesiais puderam estar presentes em algumas de nossas assembleias e renovo minha saudação respeitosa a eles e aos seus responsáveis.

Gostaria de exprimir o meu grande apreço por todo o trabalho feito pelas autoridades civis para assegurar o andamento tranqüilo da minha visita. Mas sobretudo que agradecer todos aqueles que oraram intensamente para que essa visita pastoral pudesse gerar frutos para a vida da Igreja na África. E peço-lhes que continuem a orar para que a Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos prove ser um momento de graça para a Igreja em todo o Continente, um momento de renovação e de um novo empenho na missão de levar a mensagem salvadora do Evangelho a um mundo dilacerado.

Muitas das cenas das quais fui aqui testemunha permanecerão profundamente impressas na minha memória. No Centro Cardeal Léger era muito comovente observar os cuidados reservados aos doentes e aos deficientes, alguns dos mais vulneráveis da nossa sociedade. Esta compaixão similar àquela de Cristo é um sinal seguro de esperança para o futuro da Igreja e para o futuro da África.

O meu encontro com membros da comunidade muçulmana aqui em Camarões foi outro momento culminante que levarei comigo. Enquanto continuamos no nosso caminho em direção a uma maior compreensão recíproca, prego para que cresçamos também no respeito e na estima mútuos e fortaleçamos a nossa decisão de colaborar para proclamar a dignidade doada por Deus às pessoas humanas, uma mensagem que um mundo em crescente secularização tem necessidade de ouvir.

A razão principal para vir a Camarões foi naturalmente visitar a comunidade católica. Foi uma grande alegria para mim passar alguns momentos fraternos com os Bispos e celebrar a Liturgia da Igreja junto de tantos fiéis. Vim aqui precisamente para dividir com vocês o momento histórico da promulgação do Instrumento de Trabalho para a Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. Este é verdadeiramente um momento de grande esperança para a África e para o mundo inteiro. Povo de Camarões, os incito a perceber a importância do momento que o Senhor vos deu! Respondam ao chamado que vos empenha a levar reconciliação, progresso e paz para as vossas comunidades e para a vossa sociedade! Trabalhem para eliminar a injustiça, a pobreza e a fome onde quer que estas estejam! Deus abençoe este belíssimo País, a “África em miniatura”, um País de promessas, um País de glória. Deus abençoe todos vocês!”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas