Gaudium news > Cáritas Italiana começa comemorações por seus 40 anos

Cáritas Italiana começa comemorações por seus 40 anos

Roma (Sexta-feira, 01-07-2011, Gaudium Press) Dez compromissos sobre temas diversos de hoje a novembro deste ano, que culminarão na audiência com Bento XVI, no dia 24 de novembro, é a forma com que a Cáritas Italiana celebra os seus 40 anos de vida junto aos pobres. A instituição foi criada em 2 de julho de 1971, através do decreto do cardeal Antonio Poma, então presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que sancionou o nascimento do organismo pastoral. As celebrações tiveram início oficialmente hoje com uma coletiva de imprensa na sede da Cártias Italiana.

Os dez eventos (seminários, apresentação de relatórios, mesas redondas e congressos nacionais) serão centrados nos temas comunicação, função pedagógica, pobres e obras, políticas sociais, estudos e pesquisas, imigrantes, Igreja. Serão convidados, conforme os temas, os diretores das Cáritas diocesanas, os delegados regionais, bispos encarregados, entre outros.

De 21 a 24 de novembro acontecerá em Fiuggi o 35º Congresso Nacional das Cáritas Diocesanas, sobre “A Igreja que educa servindo à caridade”. Em 24 de novembro, após as celebrações eucarísticas presididas pelo Cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Gênova e presidente da CEI, os congressistas encontrarão o Papa.

“Queremos celebrar o 40º aniversário da Cáritas Italiana – disse o diretor da Cáritas Italia, Dom Vittoria Nozza – no interior de um percurso entre memória, fidelidade e profecia, que envolveu as 220 cáritas diocesanas e as milhares de Cáritas paroquiais presentes na Itália. Nos colocaremos à escuta de “outras vozes” para evidenciar como foi colhido o ser e o agir da Cáritas nestes 40 anos e o que sugerimos para relançar e reforçar os caminhos futuros”.

Segundo Dom Nozza, a Cáritas está empenhada em desenvolver as suas “três grandes vocações: a promoção de uma cultura evangélica da caridade; a inserção da dimensão caritativa na pastoral orgânica da Igreja local; e a educação comunitária segundo o método da pedagogia dos fatos”.

Com informações da Agência Sir.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas