Gaudium news > Bispo argentino alerta para a expansão do consumo de drogas no país

Bispo argentino alerta para a expansão do consumo de drogas no país

Luján (Quarta-feira, 29-06-2011, Gaudium Press) O bispo de Gualeguaychú, Argentina, responsável pela Comissão Nacional de Pastoral para os dependentes de drogas, Dom Jorge Lozano, fez uma declaração forte no final da última semana, em Luján, durante um encontro que reuniu os responsáveis pastorais de todas as dioceses do país. O prelado denunciou que o uso de droga está se expandindo no país e fez um apelo às autoridade para que implementem políticas públicas a fim de ajudar aqueles que sofrem com a dependência de droga.

A preocupação de Dom Jorge é baseada em dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2011, publicado há poucos dias pela ONU. Segundo o documento, a Argentina é o primeiro país na América do Sul no consumo de maconha e o segundo em consumo de cocaína, ficando atrás apenas do Brasil. O relatório informa também que 7,2% da população do país entre 15 e 64 anos usaram maconha pelo menos um vez no ano passado, sendo que o número aumenta para 7,6% entre os jovens de 13 a 17 anos.

O prelado atribui essa expansão do consumo na Argentina ao crescimento do tráfico de drogas, que, segundo ele, é um grave problema social, resultante de “menos controle, um maior número de subornos, ameaças e do fato de que a soberania foi deixada a gangues mafiosas, que dominam bairros inteiros. Na esteira destes problemas, conforme Dom Jorge, se insere a atuação governamental, que não oferece informações claras sobre os malefícios da droga. Lacuna preenchida pela Igreja, que, conforme ele, é cada vez mais consultada por famílias e jovens afetados pelo vício.

Durante o encontro em Luján, os integrantes da Comissão Nacional de Pastoral para os dependentes de drogas emitiram um comunicado intitulado “Escolher a vida é melhor”, com o objetivo de sensibilizar a população argentina a respeito do crescente problema das drogas no país.

Com informações da Agência Fides.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas